Você sabia que, além de ser utilizado nos cabelos, o shampoo também é incrivelmente útil para a limpeza doméstica, para pequenos imprevistos dentro de sua casa e até mesmo para suas roupas? Pois é! Este curinga tem diversas funcionalidades que podem facilitar sua vida. Confira agora quais são elas.

E aproveite para conferir também 11 funções extraordinárias do condicionador de cabelo!

jes2ufoto/iStock

1. Restaure objetos de couro

Você não precisa de produtos caros para dar nova vida a sapatos, bolsas e outros objetos de couro. Um pouco de shampoo e um pano limpo darão conta do recado. Esfregue o shampoo nas partes gastas, em movimentos circulares, para limpar e devolver a cor aos acessórios.


Leks_Laputin/iStock

2. Lubrifique o zíper

Se um zíper ficar emperrado, não force até quebrar. Coloque uma gota de shampoo num cotonete e umedeça o zíper. O shampoo vai ajudar o zíper a deslizar e qualquer resíduo sairá na próxima lavagem. Outras soluções para o zíper você encontra aqui.


Oleg_Ermak/iStock

3. Reforme o suéter que encolheu

Ah, não, seu suéter favorito encolheu! Não entre em pânico, pois é possível devolver a forma original com shampoo infantil e água morna. Encha uma bacia com água morna, despeje um pouco de shampoo infantil e agite um pouco a água com a mão.

Deite o suéter na superfície da água, para que mergulhe naturalmente e permaneça de molho por 15 minutos. Tire o suéter suavemente, sem torcer, e coloque em outro recipiente com água limpa, deitando-o na superfície e deixando que afunde outra vez para enxaguar.

Tire o suéter, coloque-o sobre uma toalha e enrole-os para que ela absorva grande parte da umidade. Depois transfira o suéter para uma toalha seca e, com cuidado, comece a moldá-lo na forma original. De vez em quando, volte para moldá-lo um pouco mais, até secar. Sua paciência será recompensada!


Zabavna/iStock

4. Limpe as folhas das plantas

As plantas de dentro de casa também ficam empoeiradas; mas, ao contrário dos móveis, elas precisam respirar. Num recipiente, prepare uma solução de água e algumas gotas de shampoo, embeba um pano, torça-o bastante e passe nas folhas para livrá-las da poeira.