Mantenha seu lar sem pelos

Um problema comum dos donos de animais são os pelos soltos que cães e gatos deixam pela casa, no chão, nos móveis e nas roupas. Como se tornaram membros

Redação | 1 de Maio de 2020 às 01:01

©RichaRd claRk/Getty imaGes -

Um problema comum dos donos de animais são os pelos soltos que cães e gatos deixam pela casa, no chão, nos móveis e nas roupas. Como se tornaram membros importantes da família, nossos animais saíram do quintal e entraram em casa. Isso significa que os pelos e a limpeza passaram a ser uma preocupação. Felizmente, há como reduzir o impacto.

Raças que soltam pouco pelo

Todos os cães e gatos soltam pelo, alguns mais do que outros. Escolher uma raça que solte pouco pelo pode fazer uma enorme diferença. Lembre-se de que essas raças de cães exigem tosas regulares, uma despesa a mais para levar em conta. A escolha de raças de pelo curto ou liso também pode reduzir o volume geral de pelos.

Cuidados regulares

Parece óbvio, mas escovar os animais regularmente removerá o pelo solto que cairia e se espalharia pela casa. Os animais de pelo longo, principalmente, devem ser escovados com regularidade para manter a pelagem em bom estado. Há ótimas escovas e ferramentas para tirar pelos que tornam a escovação mais eficaz porque permitem ir além da pelagem externa e remover os pelos soltos internos.

Tecido para sofás

Os pelos grudam mais em alguns tecidos de estofamento, como lã, veludo e tweed, do que em outros, como ultrasuede e microfibra. É bom escolher as capas pela facilidade de limpeza. Os donos de animais de cor clara costumam escolher capas brancas ou cor de creme, porque os pelos não aparecem. Couro legítimo ou sintético também pode ser uma boa opção, porque não prende os pelos e é fácil de limpar.

Que assoalho é melhor?

Evite os carpetes de parede a parede, que prendem rapidamente os pelos de animais. Madeira e cerâmica vitrificada são mais fáceis de limpar, mas escolha a cor certa: tacos escuros revelam mais os pelos claros do que tacos claros.

Livre-se dos pelos

Passe o aspirador regularmente para remover os pelos do espaço de convivência e use um rolo adesivo para retirar os que grudaram nas roupas. Se seus animais sobem nos móveis, é possível cobri-los com capas ou mantas laváveis para protegê-los e mantê-los novos.

Gerenciamento de animais

Manter os animais fora dos móveis é a melhor maneira de evitar que você, sua família e as visitas fiquem cobertos de pelos. Se ganhou um filhotinho, uma boa ideia é treiná-lo para ficar longe da mobília desde o começo. Também considere restringir os animais às áreas com assoalho rígido.

Dicas de animais que soltam menos pelos

Estas são ótimas opções para quem procura um novo amigo de quatro patas.

Raças de cães que soltam pouco pelo

Bedlington terrier, bichon frisé, cães malteses, poodles e schnauzers. Todas essas raças precisam de escovação e tosas regulares.

Raças de cães com cuidados mínimos

Cão de crista chinês, chihuahua, whippet, galgo e galgo italiano. Essas raças soltam pelo, mas a pelagem fina permite menos volume e pouca escovação.

Raças de gatos que soltam pouco pelo

Devon rex, cornish rex, bengal, azul russo e siamês.

Por Dra. Katrina Warren

A Dra. Katrina Warren é veterinária em Sydney, na Austrália. Apresentou vários programas de TV sobre animais de estimação na Austrália e no canal Animal Planet, dos Estados Unidos.