10 museus brasileiros para conhecer e se maravilhar

O patrimônio cultural brasileiro é gigantesco, e apenas museus brasileiros podem contar sua história. Conheça 10 museus incríveis pelo Brasil para visitar!

Redação | 5 de Setembro de 2018 às 20:00

shakzu/iStock -

Na semana da Independência, todo o Brasil acompanhou o trágico incêndio que acometeu um dos museus brasileiros mais importantes do mundo, o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. A instituição, que tinha 200 anos e abrigava mais de 20 milhões de achados arqueológicos e liderava pesquisas científicas de suma importância, caiu em meio a chamas e muita tristeza.

O patrimônio cultural do país é riquíssimo, e muito dessa história está exposta em museus espalhados pelo país. É muito importante preservar e compartilhar esses espaços, que guardam pedaços da história de cada brasileiro. Por isso, separamos uma lista com 5 dos museus nacionais mais conhecidos para visitar e conhecer. Além destes, procure conhecer as instituições existentes em sua cidade e programe uma visita com a família!

CONHEÇA 10 MUSEUS BRASILEIROS PARA VISITAR E SE MARAVILHAR:

1. Pinacoteca do Estado de São Paulo (Jardim da Luz, SP)

Para quem busca arte brasileira, a Pinacoteca, localizada no Jardim da Luz, em São Paulo, é uma das opções mais ricas que se pode encontrar entre os museus brasileiros. Dentre as obras expostas no museu, que foi fundado em 1905, estão quadros de Tarsila de Amaral, Cândido Portinari e muitos outros, além de exposições e eventos sobre cultura brasileira.

Site: pinacoteca.org.br

2. Museu da República (Catete, RJ)

O Museu da República, um prédio localizado no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, é um local dedicado à história da República no país. O local, que foi a sede da Presidência da República por muitos anos, conta a história do regime que começou em 1889 no Brasil e vigora até hoje. Além disso, o prédio foi palco de um dos eventos mais trágicos envolvendo um presidente brasileiro: a morte por suicídio de Getúlio Vargas. A arma e o pijama usados por Getúlio na ocasião encontram-se expostas no museu.

Site: museudarepublica.museus.gov.br

3. Instituto Inhotim (Brumadinho, MG)

Misturar arte contemporânea com espaços a céu aberto? Se você busca esse tipo de passeio, seu destino está no Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, MG. Com um acervo de mais de 700 obras de arte contemporânea pertencentes a artistas do mundo inteiro, o museu conta também com um gigantesco espaço aberto, onde visitantes podem interagir com as obras enquanto estão em contato com a natureza.

Site: inhotim.org.br

4. Museu Paraense Emílio Goeldi (Belém, PA)

O Museu Emílio Goeldi, fundado em 1866, é certamente um dos museus brasileiros obrigatórios para quem passa por Belém, no Pará. A instituição, que é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, é repleta de exposições sobre a fauna local e as sociedades indígenas que existem na Amazônia, além de ser um centro de pesquisas dessas áreas.

Site: museu-goeldi.br

5. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (Porto Alegre, RS)

A missão deste museu concentra-se em difundir as ciências através de exposições e mostras, e principalmente incitar a curiosidade. Entre as coleções, encontram-se itens relacionados às áreas de Zoologia, Botânica, Paleontologia e Arqueologia. São inúmeros fósseis de espécies do mundo inteiro, além de insetos, peixes, répteis e outros seres vivos que possibilitam principalmente a compreensão sobre a evolução natural.

Site: https://www.pucrs.br/mct/

6. Museu da Inconfidência (Ouro Preto, MG)

Entre diversas atrações, o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, reúne a história de um dos primeiros movimentos contra o colonialismo no Brasil. Com mais de 4 mil peças, as exposições contam sobretudo a história da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX, além de obras de obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito e muitos outros.

Site: museudainconfidencia.museus.gov.br

7. Palacete Provincial (Manaus, AM)

Local que abriga cinco museus em um único prédio, o Palacete Provincial certamente é um ponto de visitação em Manaus. O prédio, que é tombado como patrimônio cultural, possui seções com exposições que vão desde registros fotográficos da própria instituição e sua história até coleções de arqueologia. Também lá estão localizadas a Pinacoteca do Estado do Amazonas, o Museu de Numismática Bernardo Ramos e o Museu da Imagem e do Som do Amazonas (MISAM), além das celas utilizadas pela Polícia Militar, à época em que a construção servia como quartel da cidade.

8. Museu das Culturas Dom Bosco (Campo Grande, MS)

“Existem museus para o objeto. Este é para o homem.” A proposta do Museu da Cultura Dom Bosco, em Campo Grande (MS), consiste em contar a história do homem através de ciências como a Mineralogia, Paleontologia e Zoologia. Além disso, o acervo apresenta grandes coleções sobre civilizações indígenas, o que o faz ser conhecido pela população sulmatogrossense como o “Museu do Índio”.

Site: mcdb.org.br

9. Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Niterói, RJ)

Projetado pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o Museu de Arte Contemporânea é um destino encantador. Com uma vista inigualável da Baía de Guanabara, o Museu, através de exposições educativas, visa oferecer aos seus visitantes obras de artistas brasileiros diversos. É inegavelmente um dos destinos culturais mais ricos do país.

Site: hculturaniteroi.com.br/macniteroi

10. Museu de Gente Sergipana (Aracaju, SE)

Fundado em 2011, é o museu mais novo da lista; entretanto é um dos mais ricos. Com atrações altamente tecnológicas, é um museu dedicado ao povo de Sergipe. Nele, a cultura material e imaterial dos sergipanos é mostrada através de experiências multissensoriais. O museu tem instalações permanentes, com centenas de objetos que contam a história do estado. Além disso, oferece exposições temporárias que certamente encantarão quem o visitar.

Site: museudagentesergipana.com.br/

A lista terminou, mas os museus brasileiros disponíveis para visitação são muito mais numerosos. Procure os museus de sua cidade, visite-os, leve a família em um feriado. Os museus guardam sobretudo a memória do país – e, sem memória, o país não é nada!