Nunca mais fique com o carro atolado!

Ficar com o carro atolado é sempre uma dor de cabeça daquelas. Mas não se preocupe, depois de ler as nossas dicas você irá tirar de letra essas situações!

Redação | 27 de Junho de 2019 às 19:00

Fabio Principe/iStock -

Ficar com o carro atolado é sempre uma dor de cabeça daquelas. Mas não se preocupe, depois de ler as nossas dicas você irá tirar de letra essa situação!

Como evitar o atolamento do carro?

1 – Quando houver muita lama, dirija na marcha mais alta possível, mantendo a velocidade baixa. Isso diminuirá o risco de as rodas patinarem.

2 – Mantenha a velocidade baixa nas estradas de terra e estradas com vala. Carros que acabam atolados na lama ou presos em valas em geral estão a uma velocidade muito alta para as condições daquelas estradas.

3 – A melhor proteção para caso de atolamento é viajar em comboio se você souber que atravessará terreno enlameado. Dessa maneira, um poderá puxar o outro se algum ficar preso.

Como desatolar um carro?

1 – Ganhe aderência

Alinhe as rodas para a frente e coloque algo debaixo delas para proporcionar aderência. Cascalho, sacos e até galhos de árvores podem funcionar. Em carros com tração dianteira, a aderência é necessária nas rodas dianteiras; em carros com tração traseira, coloque o material nas rodas traseiras; em carros com tração nas quatro rodas, coloque primeiro nas rodas dianteiras e depois nas traseiras.

2 – Acelere suavemente

Pise no acelerador devagar, usando a segunda marcha para reduzir a rotação da roda. Tente andar com o carro para a frente usando a embreagem apenas o necessário para manter o motor em funcionamento; não provoque muita rotação. Peça ajuda para empurrar o carro.

3 – Balance o carro

Se o carro atolar em uma vala, tente balançá-lo. Mova alguns centímetros para a frente na primeira marcha, e, quando estiver o mais para frente possível, alterne para a ré, para que o carro se mova para trás. Repita os movimentos em ritmo lento até que ele saia da vala.

4 – Use cordas de reboque

Rebocar o carro é o último recurso. Verifique a posição do chassi para ter certeza de que você não irá danificar nada debaixo do carro. Telefone para um reboque profissional se tiver dúvidas. Amarre as cordas de reboque nos chassis dos dois veículos – o para-choque não é forte o suficiente – e procure usar a correia correta. Você precisa de correias de recuperação em vez de correias de reboque, pois elas esticam quando puxadas e são menos propensas a arrebentar.

Atenção!

Depois de desatolar o carro, dirija em uma superfície firme. Só pare e deixe os passageiros voltarem ao veículo quando você sentir aderência suficiente.