Mas, afinal, o que é podcast? Se você usava o rádio para ficar inteirado das notícias e novidades, vai se familiarizar com essa nova tecnologia. O podcast é como um programa de rádio na internet, com a vantagem de você poder ouvir quando e onde você quiser. Os assuntos abordados são variados, e por meio desse conteúdo é possível aprender coisas novas, aprofundar temas específicos etc.

Os podcasts podem ser ouvidos pelo computador ou pelo celular; basta ter um aplicativo de reprodução, como o Google Podcast ou o Spotify, no seu aparelho. Para acessar é muito simples. Depois de fazer o download, busque pelos temas que mais te interessam e escolha o canal que deseja ouvir. Além disso, você pode ouvir estando online ou offline.

O podcast também tem sido uma boa maneira de ocupar o tempo ocioso. Portanto, se você fica muitas horas no trânsito, precisa esperar por uma consulta ou está com um tempo vago no trabalho, aproveite para adquirir mais informação por meio dessa ferramenta. O objetivo é acrescentar valor às suas horas livres.

Mas se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Para te ajudar nessa descoberta, confira abaixo alguns canais sobre literatura para saber mais sobre o universo dos livros. Se você for um criador de conteúdo e quiser se aventurar em novas mídias, aproveite e veja como criar o seu próprio canal de podcast!

Por Thaís Garcez

Annelies Geneyn/Unsplash

Caixa de histórias

Sempre com um novo título, o podcast Caixa de História traz para o ouvinte um olhar apurado sobre o trabalho dos autores. Em cada programa um trecho de livro é lido e comentado pelos apresentadores. Confira!


John Weinhardt/Unsplash

Perdidos na estante

Este podcast é uma produção do site Leitor Cabuloso, que trata de vários temas sobre literatura. No canal, um livro é debatido pela apresentadora e alguns convidados, tendo assim vários pontos de vista sobre a mesma obra.


Rumman Amin/Unsplash

Rabiscos – Podcast Literário

Neste canal, os apresentadores são os escritores Jéssica Balbino e Tadeu Rodrigues. Além de resenhas, você poderá ouvir discussões sobre lançamentos, poesias e muito mais. Vale a pena tirar um tempinho e mergulhar nesse conteúdo.


Link Hoang/Unsplash

30:min

Se você está com o tempo curto, esse é o podcast ideal para você. 30 minutos é a duração ideal para tratar de livros recentemente lançados, eventos literários, críticas, e tudo isso com bastante bom humor. Nesse podcast você terá, como o próprio slogan do canal diz: “Sua meia hora alucinógena de literatura”