A organização da casa, segundo a tradição chinesa, é uma das melhores formas de dar aquela renovada nas suas energias. Assim, deixando o Qi, a energia vital, fluir livremente não só em você, mas também na sua casa.

A técnica milenar do Feng Shui nos ensina que uma casa limpa e organizada contribui para a melhor circulação de energia – além de ser visualmente muito mais agradável. Então, que tal começar por aquela gaveta ou estante que está abarrotada de papéis e documentos velhos? É hora de organizar!

E confira também este artigo para saber mais sobre organização de armários.

Wavebreakmedia/iStock

1. Seja implacável com a papelada 

Se você não consegue analisar com cuidado a sua papelada, não perca tempo fazendo um trabalho mais ou menos. Defina um critério claro: contas e comprovantes de pagamento com mais de 5 anos devem ir para a lata do lixo. Bilhetinhos e notas rabiscadas devem ter o mesmo destino.


Chavapong Prateep Na Thalang/iStock

2. Atente para o acúmulo de correspondência

Para evitar que a papelada volte a se acumular, adquira o hábito de abrir a correspondência apenas quando estiver ao lado da lata de lixo e mantenha a seleção permanente do que deve ser arquivado ou não. Se o seu bairro possui coleta seletiva, tenha um lixo só para papel.

Ajude o meio ambiente e economiza com reciclagem doméstica.


annaratner/iStock

3. Seja seletivo

Muita gente se sente obrigada a guardar cada cartão que recebe ou todos os trabalhos de escola dos filhos. Você curtirá mais essas lembranças se escolher as suas favoritas e colocá-las em um álbum de recortes ou fizer um quadro com elas.


Yana Tatevosian/iStock

4. Faça junções inteligentes 

Outra boa opção é tirar fotos dos artigos em questão e guardar em um grande arquivo virtual (organize-o em pastas por ano ou tema). Isso funciona muito bem com cartas antigas e também objetos feitos pelas crianças. Disponha sobre uma mesa tudo aquilo que seu filho fez na escola ao longo do ano e junte em um único enquadramento digital. Você pode ampliar a imagem no computador e ver os detalhes quando quiser. Você pode inventar uma porção de brincadeiras, mas não precisa guardar tudo.