Há uma surpreendente oferta de tipos de vinagre na praça, nas variedades de vinho, de champanhe, de arroz e de misturas de ervas orgânicas, sem mencionar os diversos tamanhos de garrafas. Para uso doméstico, porém, o vinagre branco destilado comum é a melhor opção, além de ser a menos dispendiosa. O vinagre de maçã ocupa o segundo lugar em termos de praticidade, além de ser amplamente usado para cozinhar e para a produção de remédios caseiros. 

Veja também outros usos inusitados para o vinagre.

Priscilla Du Preez/Unsplash

1. Amacie roupas, elimine bactérias, estática e muito mais 

São tantos os benefícios obtidos quando se acrescenta 1 xícara de vinagre branco à roupa, no ciclo de enxágue da máquina de lavar, que é estarrecedor que eles não sejam mencionados com destaque nos manuais das máquinas. Eis alguns deles:

1. Uma única xícara de vinagre elimina quaisquer bactérias existentes na roupa suja, especialmente se há fraldas e peças similares.

2. Uma xícara de vinagre deixa a roupa saída da máquina macia e com cheiro de limpa – portanto, elimina o uso de amaciantes (a não ser, é claro, que se queira as roupas com perfume mais acentuado).

3. Uma xícara de vinagre alveja pequenas quantidades de roupa branca.

4. Adicionada ao último enxágue, uma xícara de vinagre elimina os fiapos e a eletricidade estática das roupas.

5. Acrescentar uma xícara cheia de vinagre ao último enxágue firma a cor dos tecidos recém-tingidos.


thomasandreas/iStock

2. Limpe a máquina de lavar roupa

Uma maneira fácil de limpar os resíduos de sabão e desinfetar periodicamente sua máquina de lavar roupa consiste em despejar dentro dela 2 xícaras de vinagre e deixar a máquina executar um ciclo completo sem roupas ou sabão. Se a máquina estiver realmente suja, encha o tambor com água bem quente, adicione 7,5 litros de vinagre e deixe-a centrifugar por 8 a 10 minutos. Desligue a máquina e deixe a solução agir por 1 noite. Na manhã seguinte, esvazie o tambor da máquina e ponha para funcionar um ciclo completo.

Leia também como lavar, passar e guardar roupas delicadas.


Tamara Bellis/Unsplash

3. Não deixe as roupas vermelhas desbotarem 

A não ser que você tenha paixão por roupas tingidas de rosa, tome uma precaução simples para não deixar que as roupas vermelhas – ou tingidas de outros tons fortes – manchem as outras. Coloque a roupa nova de molho em algumas xícaras de vinagre branco puro por 10 a 15 minutos antes da primeira lavagem. Preocupações com roupa desbotada, nunca mais!


Emma Matthews/Unsplash

4. Realce a cor da roupa lavada 

Por que gastar dinheiro com alvejantes caros para roupas de cor quando se podem obter os mesmos resultados usando vinagre? Adicione 1⁄2 xícara de vinagre branco à água da máquina para alvejar as cores de cada lavagem. Evite erros na hora de lavar roupas.