Perigos ao volante: o que fazer em emergências

Cuidado com os perigos ao volante! Veja as dicas para quando você e sua família enfrentarem situações difíceis na estrada.

Redação | 11 de Maio de 2018 às 10:00

Easy_Asa/iStock -

Existem muitos perigos ao volante e o melhor que você tem a fazer é conhecê-los para saber como agir em caso de emergência. Confira algumas dicas para quando você e sua família enfrentarem situações difíceis na estrada:

Evite a aquaplanagem

A aquaplanagem acontece quando os pneus do carro rodam sobre a água, em vez de diretamente sobre o asfalto. Essa é uma situação bastante perigosa, pois é muito fácil o motorista perder o controle do veículo. Se acontecer, não freie: apenas deixe que o carro deslize para a lateral da pista até que cesse o efeito. Se estiver dirigindo um carro com transmissão manual, aperte a embreagem a fim de cortar a força para as rodas.

Não se machuque com o airbag

Os airbags são responsáveis por aumentar a segurança do ocupante no caso de um impacto violento, mas podem causar ferimentos naqueles que se sentam perto demais do volante. Deixe pelo menos 25 cm entre você e o volante. Além de sempre use o cinto de segurança (o que é obrigatório, hoje, em todo o Brasil).

Airbags frontais podem machucar seriamente crianças pequenas caso as atinja no rosto ou no pescoço. Siga a lei: mantenha as crianças no banco de trás e use a cadeirinha com cinto e certificada, para assegurar que estejam devidamente protegidas.

Cuidado com as enchentes

Enchentes são comuns em algumas cidades no Brasil. O ideal é nem sair com o carro e permanecer em um local abrigado e seguro. Mas, se for pego de surpresa por uma enchente, conserve a calma. Não saia de dentro do carro, a não ser que o resgate tenha chegado ao local. Mesmo que a profundidade da água não pareça perigosa, você pode pisar em um lugar mais fundo sem ver ou ser arrastado pela correnteza.

O carro atolou no meio da chuva? Mantenha a calma

Se não conseguir desatolar o veículo com uma pá – ou se estiver no meio de uma tempestade –, permaneça dentro do carro.

Acenda as luzes de emergência ou, durante o dia, amarre um pedaço de pano de cor berrante na antena de modo a tornar o carro mais visível. Ligue o motor por cerca de 10 minutos a cada hora para obter calor, se estiver em uma região fria, como o Sul do Brasil, mas certifique-se de que o cano de descarga não esteja obstruído pela lama; abra um pouco uma das janelas fora da direção do vento.

Agasalhe-se com um cobertor, se preciso, mas não adormeça; se houver outra pessoa no carro, revezem-se dormindo. É sempre bom levar cobertores, barras de cereais e água em qualquer viagem de carro se o tempo estiver ruim.