Faça uma busca


|
Publicado em: 17 de outubro de 2020

Pintura orgânica: conheça a tendência que vai transformar sua casa

Formas, cores e texturas são a essência dessa pintura que explora a liberdade artística. Saiba mais sobre ela!

Imagem: Reprodução/etsy.com

Você já ouviu falar na pintura orgânica? Há quem goste, há quem odeie, mas o fato é que essa tendência artística tem atraído muitas pessoas que desejam transformar suas casas por meio da pintura. 

Criativa e descolada, a lógica da pintura orgânica é bem simples: misturar tintas, formas e texturas para ter um resultado com formas fluidas, que podem ocupar uma parede inteira ou apenas um pedaço dela.

Essa tendência ganhou popularidade principalmente durante o isolamento social. Em casa, muitas pessoas resolveram inovar na decoração e compartilhar os resultados nas redes sociais.

A ideia da pintura orgânica é que você consiga exprimir, por meio das pinceladas de tinta, o que você sente no momento. Por isso, muitas pessoas também utilizam essa técnica como uma espécie de terapia artística.

Além disso, essa tendência autoral também tem feito com que as pessoas ousem mais na escolha das cores para os ambientes. Pois os resultados mais legais costumam não ter apenas uma cor, mas duas, três e até quatro!

Confira também o passo a passo de como pintar uma parede sem cometer erros!

Como fazer uma pintura orgânica em sua casa?

pintura organica em casa
Imagem: blog.thony.com.br

Folhas, caricaturas, traços, pontos e figuras geométricas são algumas das formas mais utilizadas na pintura orgânica. Mas além dessas, também são utilizadas muitas formas assimétricas e mais abstratas.

Há pessoas que preferem planejar antes o que será pintado, fazendo o traçado dos desenhos na parede com um lápis. Mas há também quem prefira não planejar, permitindo que a ideia surja no desenrolar do processo. Fica a seu critério!

Caso você queira experimentar essa tendência em sua casa, a dica é utilizar tintas à base de água. Essas podem ser retiradas com removedores se o resultado não agradar ou se a casa for alugada.

Além da escolha das tintas, você também irá precisar de pincéis. Separe um bem fininho para fazer o traçado, e outros maiores para as pinturas mais robustas.

Tenha também uma bandeja de pintura e um rolinho de espuma. E antes de pintar a parede, lembre-se de forrar o chão com um plástico para não manchá-lo.

Você também pode utilizar fita crepe para delimitar as bordas de suas figuras, e assim evitar que a tinta ultrapasse o espaço definido.

E se você está pensando em colocar papel de parede em casa, confira esse passo a passo para fazer tudo direitinho!

Confira algumas ideias de pinturas orgânicas:

  • Reprodução/muralswallpaper.com

    Escolha os tons de tintas que você irá usar. Caso prefira, faça um esboço em uma folha de papel ou computador antes de pintar na parede.


  • Reprodução/etsy.com

    Misture formas e cores, sem medo do resultado!


  • Reprodução/houseonasugarhill.com

    Você pode aplicar as formas em toda a parede, ou em apenas um pedaço dela.


  • Divulgação/Casa de Tecido

    Pinturas orgânicas também ficam ótimas em paredes com espelhos.


  • Reprodução/houseonasugarhill.com

    E também podem dar uma graça maior ao seu ambiente de home office.


  • Reprodução/etsy.com

    O segredo é não ter medo de misturas as cores e as formas.


  • Reprodução/houseonasugarhill.com

    Quanto maior for a ousadia, mais impressionante os resultados serão.


  • Reprodução/etsy.com

    Caricaturas combinadas com formas e cores também ficam incríveis em uma parede, conferindo um ar mais artístico ao ambiente.


  • Reprodução/blog.thony.com.br

    E estampas florais são apostas certeiras quando o assunto é pintura orgânica.


  • Reprodução/etsy.com

    Experimente também formas mais fluidas e claras, com degrade de cores, por exemplo.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados