Pizza é praticamente uma unanimidade. Com recheios variados, não há quem não tenha a sua predileta (mesmo que seja só a massinha!). Então, por que esperar a sexta-feira para dar essa alegria ao paladar? Falta de tempo? Temos a solução: uma massa fácil e gostosa, que você pode deixar na geladeira (por até 7 dias) e preparar rapidinho em qualquer dia da semana. E não precisa ligar o forno: é na frigideira!!

Massa caseira deliciosa

Ingredientes:

1 xícara bem cheia de farinha de trigo 00 (italiana)

1 xícara bem cheia de farinha de trigo comum

1 colher (chá) de sal marinho

3/4 de colher (chá) de fermento biológico seco

1 colher (chá) de azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo:

1. Em uma tigela grande, misture as duas farinhas e o sal.

2. Em uma tigela menor, misture água morna (pouco menos de 1 xícara), o fermento e o azeite de oliva, e em seguida despeje sobre a mistura de farinhas. Amasse com as mãos até obter uma massa homogênea e então deixe descansar por 15 minutos.

3. Trabalhe com as mãos, por mais 3 minutos, a massa descansada. Corte-a em duas partes iguais e dê a forma de bola a cada uma delas. Coloque-as em uma superfície enfarinhada, cubra com um pano úmido e deixe descansar por 4 horas em temperatura ambiente ou de um dia para o outro na geladeira. Neste último caso, retire a massa cerca de 45 minutos antes de começar a fazer a pizza.

4. Para fazer a pizza, posicione uma das bolas em uma superfície enfarinhada e estique-a com os dedos, e em seguida, com as mãos dê a forma redonda.

5. Coloque 1 fio de azeite em uma frigideira de 22 cm de diâmetro e leve ao fogo. Quando estiver quente, acomode o disco de massa e deixe “fritar” até o lado inferior começar a dourar.

6. Então vire e cubra com o molho de tomate e o recheio de sua preferência. Enquanto o outro lado doura, o recheio cozinhará.

NOTA 1: Se preferir a pizza tradicional de forno, após a etapa 4, leve ao forno até a massa começar a dourar, tire do forno, acrescente o recheio e leve novamente ao forno até o queijo borbulhar.

NOTA 2: Mas se a vontade aparecer e você não tiver a massa já pronta, o bom e velho pão árabe também se transforma em pizzas deliciosas. É só acrescentar o molho de tomate e o recheio e levar ao forno ou à frigideira.

Quer variar sua pizza? Veja outras receitas aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!