Faça uma busca


|
Publicado em: 20 de março de 2020

Precisa sair de casa? Veja como fazer a higienização ao voltar

Confira essas dicas para evitar a contaminação por meio de roupas e objetos

Imagem: Joanna Skoczen/iStock

Infelizmente, nem todo mundo pode ficar em casa durante a quarentena. Profissionais de saúde, alguns funcionários de empresas privadas, comerciantes e muitas outras pessoas precisam sair para que os serviços essenciais funcionem. Além disso, em algum momento dessa quarentena você também precisará ir à rua: para ir ao supermercado, farmácia, ajudar um parente. E quando isso acontecer algumas medidas de higienização precisam ser tomadas.

Primeiramente, é muito importante que você lave corretamente as mãos assim que chegar. Lembre-se de evitar ao máximo colocar as mãos no rosto, na boca e nos olhos. Mas os cuidados essenciais vão muito além. Se você esteve exposto, saiba que o vírus pode estar presente em roupas, sapatos e acessórios; caso você tenha estado em um local contaminado. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados para eliminar esse risco e não adoecer as pessoas da nossa casa. Veja o passo a passo a seguir.

  • serhathosgul/iStock

    Tire os sapatos

    Assim que chegar na porta de casa, tire os sapatos. Se possível, deixe-os na área externa da casa ou no corredor do apartamento. Os sapatos podem carregar o vírus para dentro.


  • chokja/iStock

    Retire as roupas e separe-as

    As roupas que você usou na rua precisam ser separadas das outras assim que você tirá-las. Para facilitar, coloque-as em uma caixa ou sacola plástica e leve-as para lavar imediatamente.


  • kimberrywood/iStock

    Limpe os acessórios

    Se você precisa sair, evite usar relógio, anéis, colares, óculos etc. Todos esses objetos podem ser contaminados durante o seu percurso. Caso esqueça ou precise usá-los, lembre-se de higienizá-los assim que chegar. Use um papel toalha umedecido com álcool 70% em todos eles, inclusive no celular!


  • Choreograph/iStock

    Tome banho!

    Nada como água e sabão para limpar todas as impurezas do nosso corpo. E com os vírus não é diferente. Portanto, tome banho sempre que voltar do seu compromisso. Assim você estará eliminando qualquer possibilidade de contaminação.


  • artisteer/iStock

    Limpe as embalagens

    Precisou ir ao supermercado? Pois antes de colocar as sacolas em cima da mesa, faça uma higienização completa. Além das sacolas, as embalagens dos produtos também precisam ser limpas antes de serem colocadas nos armários; afinal de contas elas estavam ao alcance de inúmeras mãos nas prateleiras. Para essa assepsia use uma mistura de 1 litro de água para 20 ml de alvejante. Borrife sobre as sacolas e embalagens utilizando luvas para se proteger. Em seguida, jogue as luvas fora e lave as mãos.


  • alexei_tm/iStock

    Limpe as patinhas do seu pet

    Se o seu cãozinho necessita dar uma voltinha, tome os seguintes cuidados: antes de entrar em casa ou no apartamento, lave bem as patinhas deles com água e sabão. Além disso, impeça ao máximo que ele se esfregue em superfícies externas.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados