Infelizmente, nem todo mundo pode ficar em casa durante a quarentena. Profissionais de saúde, alguns funcionários de empresas privadas, comerciantes e muitas outras pessoas precisam sair para que os serviços essenciais funcionem. Além disso, em algum momento dessa quarentena você também precisará ir à rua: para ir ao supermercado, farmácia, ajudar um parente. E quando isso acontecer algumas medidas de higienização precisam ser tomadas.

Primeiramente, é muito importante que você lave corretamente as mãos assim que chegar. Lembre-se de evitar ao máximo colocar as mãos no rosto, na boca e nos olhos. Mas os cuidados essenciais vão muito além. Se você esteve exposto, saiba que o vírus pode estar presente em roupas, sapatos e acessórios; caso você tenha estado em um local contaminado. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados para eliminar esse risco e não adoecer as pessoas da nossa casa. Veja o passo a passo a seguir.

serhathosgul/iStock

Tire os sapatos

Assim que chegar na porta de casa, tire os sapatos. Se possível, deixe-os na área externa da casa ou no corredor do apartamento. Os sapatos podem carregar o vírus para dentro.


chokja/iStock

Retire as roupas e separe-as

As roupas que você usou na rua precisam ser separadas das outras assim que você tirá-las. Para facilitar, coloque-as em uma caixa ou sacola plástica e leve-as para lavar imediatamente.


kimberrywood/iStock

Limpe os acessórios

Se você precisa sair, evite usar relógio, anéis, colares, óculos etc. Todos esses objetos podem ser contaminados durante o seu percurso. Caso esqueça ou precise usá-los, lembre-se de higienizá-los assim que chegar. Use um papel toalha umedecido com álcool 70% em todos eles, inclusive no celular!


Choreograph/iStock

Tome banho!

Nada como água e sabão para limpar todas as impurezas do nosso corpo. E com os vírus não é diferente. Portanto, tome banho sempre que voltar do seu compromisso. Assim você estará eliminando qualquer possibilidade de contaminação.