Primeiro beijo: como conversar com seus filhos

O primeiro beijo é um momento marcante tanto para adolescentes como também para os pais, que percebem a nova fase. Entenda a melhor forma de conversar com seus filhos sobre o assunto.

Redação | 13 de Abril de 2018 às 18:00

johavel/iStock -

Quando o assunto é sexualidade na adolescência, muitos pais recuam assustados. Admitir que os filhos estão passando de fase pode ser incômodo para muitos pais, mas deve haver proximidade. Um dos assuntos que inserem adolescentes nesse novo momento em suas vidas é o beijo e o que ele significa.

O diálogo é fundamental, afinal é o principal canal entre você e seus filhos. Mas como estabelecer a confiança?

Saiba se posicionar

Muitos pais não conseguem nem começar a tratar o assunto com naturalidade. Todos temos as nossas responsabilidades em cada momento da vida, mas é preciso entender os filhos. Repreendê-los e tratar o assunto como um tabu só vai criar espaços entre vocês.

Em vez disso, estabeleça sua posição. Durante uma conversa casual, puxe o assunto com seu filho ou sua filha e pergunte. Não tenha medo, mas tenha cuidado com o tom de voz. Se eles sentirem que há julgamento em suas perguntas, você pode ter posto tudo a perder.

Esqueça os tabus acerca do beijo

Lembre-se da sua própria adolescência: quais eram os seus desejos? Suas expectativas? O primeiro beijo é um cenário repleto delas. Há uma curiosidade acerca do assunto que empurram os mais jovens para mais perto da experiência. O primeiro beijo determina um avanço físico e social, e refrear a ansiedade pode causar mal-estar entre você e eles.

Nesse caso, esqueça os tabus. Pense em seus filhos com a confiança que estabeleceu durante a criação, e você não precisará se preocupar. Apesar de terem um exemplo em casa, nem sempre eles desejarão seguir os mesmos caminhos que você seguiu. E adivinhe: nem sempre será ruim!

Trabalhe a autoestima de seus filhos

O primeiro beijo (e todos os que vierem depois) é um momento importante na vida dos jovens. A primeira experiência pode influenciar profundamente no comportamento futuro acerca de questões sobre personalidade e autoconhecimento.

Trabalhe a maturidade de seus filhos a partir desse momento. Procure entender suas sensações e pensamentos, porém não minimize nem subestime o acontecimento. Ele precisará de você e dos laços estabelecidos previamente, pois os pais podem ser seus principais portos seguros nessa fase.