Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 11 de maio de 2020

7 truques simples para evitar e tratar problemas de pele

Confira algumas dicas para resolver pequenos problemas, como aftas, hematomas e frieiras.

Imagem: kieferpix/Istock

Ter uma pele saudável é o sonho de grande parte das pessoas. Contudo, alguns incidentes podem comprometer sua boa aparência, deixando-a marcada, roxa ou machucada. 

Por isso, a seguir você irá conferir alguns truques simples — como aplicar uma fatia de cebola para conter um hematoma ou aplicar iogurte para conter uma afta. 

Ah! E não deixe de conferir também outras 10 dicas para ter uma pele saudável!

  • iStock

    Espante insetos com vitaminas do complexo B

    Uma picada de mosquito pode significar mais do que uma coceirinha incômoda; e também pode causar a transmissão de doenças graves, como malária ou dengue.

    Ao visitar regiões onde haja foco de mosquitos transmissores, consulte um médico primeiro; as precauções normais incluem vacinas, no caso da malária, por exemplo. Para evitar ser picado, em primeiro lugar, leve o repelente na mala e não se esqueça de aplicá-lo.

    Ou experimente o velho truque usado pelos caçadores, tomando uma dose diária de 100 mg de vitamina B1 ou 300 mg de levedo de cerveja, que algumas pessoas afirmam ajudar a espantar mosquitos e outras pestes aladas. Você deverá notar os benefícios após uma semana e eles deverão perdurar, enquanto você tomar a vitamina.

    Confira também os benefícios da vitamina B12 para sua saúde!


  • iStock

    Neutralize essa picada

    Uma picada de abelha ou de vespa pode estragar um passeio de verão. Mas não se você carregar um frasco com borrifador contendo vinagre branco e um pote com bicarbonato de sódio quando se aventurar ao ar livre.

    O veneno da abelha é ácido, assim, aplicar uma pasta alcalina, preparada com bicarbonato de sódio e água, aliviará a dor. Picadas de vespa, por outro lado, são alcalinas, assim aplicar um pouco do vinagre ácido a neutralizará.

    E, se você tiver a sorte de estar numa praia exótica, mas o azar de ser queimado por uma água-viva, um rápido borrifo de vinagre aliviará a dor.

    Confira também outros 31 benefícios do vinagre para sua saúde!


  • iStock

    Aplique iogurte nas aftas

    Por que as aftas teimam em surgir sempre que você tem alguma festa em vista, como o casamento da sua filha?

    Provavelmente porque a maior parte das aftas é causada pelo vírus herpes simples, que vive silenciosamente no seu corpo até algum tipo de estresse o ativar e disparar a ulceração. Mas não se desespere.

    Livre-se rapidamente dela, passando uma colher de chá de iogurte com lactobacilos sobre a região, duas ou três vezes ao dia.

    Os microrganismos ativos do iogurte atacarão o vírus, reduzindo a dor e ajudando a afta a sarar mais rapidamente.

    Confira outros benefícios do iogurte aqui!


  • AndreyPopov/iStock

    Cole essa farpa

    O seu filho está correndo de um lado para o outro descalço e acaba com uma farpa no pé. A gritaria começa no instante em que você esteriliza a agulha para retirá-la; parece que você está oferecendo a amputação como cura. Mas ele não precisa chorar.

    Uma forma rápida e indolor de resolver o problema é colocar uma bolota de cola plástica no local da farpa. Deixe-a secar e, a seguir, puxe-a rapidamente – a farpa deverá sair junto.

    Crianças que continuam desconfiadas talvez fiquem mais contentes puxando, elas próprias, a cola.


  • AndreyPopov/iStock

    Evite hematomas com cebola

    Você acaba de cair e aquela mancha roxa e feia começa a se formar no seu joelho. Pegue imediatamente uma fatia de cebola e coloque-a no local da contusão por 15 minutos.

    A substância da cebola que faz seus olhos lacrimejar – a alicina – também ajudará a espalhar o sangue que se acumula nos tecidos machucados e forma o hematoma.

    Mas, se demorar demais para usar este recurso ou se simplesmente não funcionar para você, pincele um pouco
    de água de hamamélis (disponível em farmácias homeopáticas e lojas de produtos naturais).

    A seguir, coloque um saco de gelo – ou alguns cubos de gelo envolvidos num pano limpo – sobre a contusão por 5 minutos.

    Isso provocará a constrição dos vasos, reduzindo o sangramento para os tecidos e acelerando a cura.

    Confira outros benefícios da cebola aqui!


  • Geo-grafika/iStock

    Acabe com as frieiras usando bicarbonato

    Seque bem os pés após o banho e polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio nos pés e entre os dedos.

    O bicarbonato absorve a umidade e evita a proliferação de fungos que provocam frieiras se a pele estiver molhada ou suada. Também ajuda a refrescar e a desodorizar os pés.

    Confira outros benefícios do bicarbonato aqui!


  • golubovy/iStock

    Evite coceira – use esmalte

    Você comprou um jeans que lhe cai como uma luva. Mas há um problema: após usá-lo por algumas horas, você fica com uma marca vermelha em volta da cintura que não pára de coçar.

    Antes de doar o jeans à instituição de caridade mais próxima, experimente passar uma fina camada de esmalte incolor na base das tachinhas.

    Isso evitará a coceira, proporcionando uma barreira entre a sua pele e o metal que provoca a alergia.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados