Que tal ‘clarear’ o ambiente de casa? – 5 dicas para você

O ambiente de casa fica um pouco bagunçado ao longo da vida, se você não for doando e arrumando. Organize um pouco de cada vez. Este é o melhor conselho.

Redação | 24 de Junho de 2018 às 17:00

Jelena990/iStock -

Ambiente de casa atravancado não deixa muita coisa fluir, seja energia boa, circulação de ar ou mesmo você, que começa a esbarrar e sente que já é hora de se desfazer de alguns objetos e, talvez, de mudar alguns móveis de lugar. Vamos contar alguns segredos:

1. Faça como um profissional no ambiente de casa

Desatravancar é um negócio milionário dos dias de hoje. Isto é, organizadores profissionais sabem que gente ocupada paga bem. Mas, embora muitos desses profissionais façam um ótimo trabalho, você pode obter o mesmo resultado por conta própria. E, quando começar, você vai ver que é surpreendentemente satisfatório também. A organizadora de lares Karen Lawrence oferece estas dicas gerais:

– Pense em tempo, não dinheiro

Esta é a ideia mais difícil de adotar quando se lida com excesso de objetos. Tudo o que você compra é um investimento de tempo. Roupas precisam ser lavadas e consertadas. Objetos de decoração precisam ser limpos. Brinquedos precisam ser guardados e conservados. Assim, embora você ache que está economizando a cada vez que traz uma pechincha para casa, também está se comprometendo a dedicar a ela parte do seu tempo. Em suma, antes de comprar algo, acrescente, mentalmente, o custo de manutenção ao preço de compra. Talvez você ache caro, passe a comprar menos e poupar mais.

– Estabeleça objetivos mais humildes

Desentulhar um cômodo por semana ou atacar uma prateleira ou gaveta por dia é um progresso bom e constante. Se você tentar organizar a casa inteira em um fim de semana, vai se sentir tão desencorajado que desistirá de vez.

– Prepare-se

Primeiramente, antes de começar, separe sacos com indicações com Lixo, Caridade e De outro lugar. Você irá dividir aquela imensa pilha em partes menores e administráveis.

– Junte itens parecidos

Você pode descobrir que tem seis vestidos pretos sem manga ou oito lanternas. Sendo assim, guarde os melhores e livre-se do restante.

– Concentre-se

Defina atividades-chave, como analisar a correspondência, pagar contas ou consertar objetos, e, assim, crie centros para elas. Encha cada centro com as ferramentas apropriadas para cada tarefa e use-os para controlar o excesso de coisas soltas pela casa.

2. Equilibre o guarda-roupa

Sempre que comprar qualquer coisa nova  ̶  um casaco  de inverno, por exemplo  ̶ , dê um item similar que você não usa mais. O seu guarda-roupa vai ficar sempre em dia e bem mais equilibrado.

3. Doe com regularidade

Coloque uma caixa ao lado do cesto de roupas para passar e deixe ali as peças que não quer mais assim que estiverem lavadas e secas. Quando a caixa estiver cheia, leve até uma instituição de caridade.

4. Conserte logo ou jogue fora

Consertar as coisas é um ato admirável. Mas ficar guardando objetos quebrados até ter tempo de consertá-los atravanca a garagem, o armário debaixo da escada, e pesa na consciência. Se não conseguir fazê-lo em um mês, nunca mais o fará.

5. Não organize um bazar

Você pode até ganhar um dinheirinho, mas é provável que acabe com um monte de sobras e a ilusão de que, na próxima vez, venderá tudo. Pior, você começará a guardar objetos para vender no futuro.Enfim, desapegar é uma atitude que está na moda.