Onde nasceu a pizza? Uns dizem que foi no Egito, outros na Grécia… Mas vamos direto ao ponto: a pizza, como conhecemos hoje, surgiu em Nápoles, na Itália. O tempo passou, e hoje o mundo inteiro a prepara e ama!

Entre nós, brasileiros, a paixão é grande. Tão grande que dedicamos um dia especial a ela: 10 de julho! Para você ter uma ideia, só a cidade de São Paulo, grande centro da imigração italiana no país, tem 6 mil pizzarias, que produzem mais de um milhão de pizzas por dia!

Não por acaso foi lá que, em 1985, o então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, instituiu o Dia da Pizza nessa data, por ocasião de um concurso estadual para eleger as dez melhores receitas de mozarela e margherita.

Que tal você se inspirar e comemorar preparando sua própria pizza, e inundar a casa com aquele aroma inconfundível e delicioso? Então, enrole as mangas e vamos começar! Abaixo separamos uma receita de pizza Provençal deliciosa e uma receita de massa de pizza para te inspirar a criar outros sabores.

Receita de Pizza Provençal

Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos (incluindo o tempo de crescimento da massa)

Cozimento: 55 minutos.

Ingredientes

1 2/3 de xícara de farinha para pão ou farinha de trigo

1/2 sachê de fermento biológico seco (cerca de 4 g)

1 pitada de sal

2 colheres (sopa) de azeite

óleo, para untar

700 g de cebolas fatiadas fino

1 folha de louro

1 colher (chá) de oregano seco

45 g de filés de anchova em lata, escorridos e picados

20 azeitonas pretas, sem caroço e divididas em quatro

manjericão para decorar

1/2 xícara de água morna

Modo de preparo

1. Coloque a farinha em uma tigela grande. Junte o fermento, 1 pitada de sal, e mexa. Abra uma cavidade no centro e ponha 1⁄2 xícara de água morna e 3 colheres (chá) de azeite. Use uma faca de lâmina arredondada para misturar até formar uma massa suave. Adicione um pouco mais de água se a massa estiver seca. Vire a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove até ficar macia e flexível. Coloque-a em uma tigela untada com óleo e cubra com uma folha de papel-toalha. Deixe-a crescer em um lugar quente, sem corrente de ar, por 1 hora, ou até duplicar de tamanho.

2. Enquanto isso, aqueça em uma frigideira funda o azeite que sobrou. Ponha as cebolas e cozinhe em fogo moderado por 5 minutos, sem deixar que corem. Junte o louro e o orégano e tempere a gosto. Tampe e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 35 minutos, até as cebolas ficarem cozidas mas ainda transparentes.

3. Preaqueça o forno a 230°C. Adicione as anchovas picadas às cebolas. Deixe-as cozinhar por 2-3 minutos e retire a panela do fogo. Tire a folha de louro. Unte duas assadeiras.

4. Vire a massa em uma superfície enfarinhada, e bata nela. Depois, amasse-a bem de leve. Divida-a em quatro. Estique a massa para fazer quatro rodelas, cada uma com 15 cm de diâmetro. Coloque duas rodelas em cada assadeira. Cubra com as cebolas com uma distância de 1 cm das bordas.

5. Asse por 10 minutos. Então, espalhe as azeitonas sobre as pizzas e asse por mais 5 minutos, ou até as bases estarem crescidas e douradas. Decore com manjericão.

Dicas:

• A farinha para pão, também conhecida como farinha forte, é uma farinha com grande quantidade de glúten. É isso que dá a textura leve a pães e pizzas. A farinha para pão é vendida em muitos supermercados. No entanto, se o que você frequenta não tiver, experimente uma loja de produtos naturais.

• Volte a fechar o sachê de fermento o mais firme possível com uma fita adesiva e guarde-o de novo na caixa para usar em outra oportunidade.

Receita de massa de pizza caseira

Separamos também uma receita curinga de massa de pizza para você soltar a criatividade e criar o seu próprio sabor de pizza.

Tempo de preparo: 1 hora (incluindo o tempo de crescimento da massa)

Tempo de cozimento: 10 minutos

Ingredientes

2 colheres (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de açúcar de confeiteiro

1 colher (chá) de sal

2 xícaras de farinha de trigo (300 g)

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo

1. Misture o fermento, o açúcar e o sal em uma tigela pequena com 3⁄4 de xícara (180 ml) de água morna. Deixe descansar por 10 minutos ou até borbulhar.

2. Coloque a farinha em uma tigela grande e abra um buraco no meio. Despeje a mistura do fermento e misture tudo até obter uma massa homogênea. Forme uma bola e amasse em uma superfície levemente enfarinhada por 5 minutos.

3. Coloque a massa em uma tigela levemente untada com óleo, cubra com um pano de prato limpo e deixe em um lugar quente por 45 minutos, ou até que a massa dobre de tamanho. Sove a massa e divida-a em duas porções. Abra cada uma delas até formar um círculo de 22 centímetros e coloque-os em duas formas de pizza untadas.

4. Ponha sua cobertura favorita e asse a 200°C por 10 minutos, ou até que a base esteja crocante e dourada e a cobertura borbulhando.

E aí, gostaram das receitas? Então, mão na massa! Aproveite também e aprenda a preparar um refrigerante caseiro pra acompanhar!