O primeiro round das festas de fim de ano passou. Mas espere! Ainda temos o reveillón – e com ele mais uma ceia. Portanto, se você derrapou na dieta, vale a pena pensar em refeições leves durante a semana entre as festas… e ficar preparado para a segunda rodada!

Sopa de legumes primavera

Aproveite os legumes da estação para fazer esta sopa tão simples e tão saudável. Ela ganha uma bela consistência sem, sobretudo, levar uma gota de creme de leite.

Informação nutricional

Por porção: 84 calorias
6 porções
Preparação: 20 minutos
Tempo de cozimento 25 minutos

Ingredientes

1 colher (chá) de azeite de oliva
1 cebola média, fatiada
1 batata-inglesa sem casca e fatiada
1 dente de alho socado
4 xícaras de caldo de galinha ou de legumes
700 g de aspargos, mas sem os talos duros, cortados em pedaços de 2,5 cm
4 xícaras de espinafre, lavado e seco
1 (colher) de suco de limão espremido na hora
¼ de colher (chá) de sal, ou a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora agosto
1/3 de xícara de iogurte natural light
2 colheres (sopa) de estragão ou cebolinha frescos e picados na hora

Turma da Mônica e Corpo Humano

Modo de fazer:

1. A princípio aqueça o azeite numa panela grande em fogo médio. Acrescente, primeiramente, a cebola e refogue, mexendo sempre, até amaciar, por cerca de 2 a 3 minutos. Em seguida, acrescente a batata e o alho. Refogue, mexendo de 20 a 30 segundos. Acrescente o caldo, abaixe o fogo, tampe e, então, deixe ferver durante 15 minutos.

2. Acrescente o aspargo e aumente o fogo para médio. Tampe e deixe cozinha até que fique macio, por cerca de 4 a 5 minutos. Acrescente o espinafre e mexa, deixando cozinhar até que as folhas murchem, isto é, por 30 a 60 segundos.

3. Bata a sopa no liquidificador aos poucos. (Tenha cuidado ao bater líquidos quentes. Por fim, encha o copo do liquidificador somente até a metade. Cubra a tampa com um pano de prato e segure firmemente.) Despeje a sopa de volta na panela e aqueça-a novamente. Acrescente o suco de limão, o sal, a pimenta e mexa. Além disso, bata o iogurte e o leite numa tigela pequena até ficar homogêneo. Com a ajuda de uma concha, logo após, distribua a sopa em tigelas e adicione pequenas quantidades da mistura de iogurte em cada uma. Em seguida, com a ponta de uma faca ou de um palito faça um redemoinho no iogurte para dar um toque decorativo. Finalmente, salpique com estragão ou cebolinha. Uma porção: 1 xícara.

Dica:

Você pode preparar uma versão light de caldo de galinha, de carne ou de legumes em casa: cozinhe o frango, a carne ou os legumes com temperos (alho, cebola, cheiro-verde e outros de sua preferência, mas lembre-se de usar pouco sal), coe e deixe esfriar. Então recolha a camada de gordura (no caso da carne ou do de frango) que se forma por cima do caldo. Ao passo que, se preferir usar tabletes de caldo prontos, procure a marca com o menor teor de sódio.

Veja também com persistir na dieta.