Problemas com chaves e fechaduras não devem ser ignorados. Se a fechadura emperra ou a chave está torta, elas podem falhar, trazendo-lhe, na melhor das hipóteses, um inconveniente, e, na pior, um perigo. Lubrificar as fechaduras as manterá em bom estado, e substituir chaves danificadas lhe poupará frustrações e despesas. Então, veja como tirar chave quebrada da fechadura e solucionar outros possíveis problemas.

E se um dia você perder as chaves, veja algumas orientações que te ajudarão a não ficar na rua!

  • Seleções de Reader's Digest

    A chave está emperrando na fechadura

    Supere a fricção com o poder de um lápis

    Chaveiros usam grafite em pó para lubrificar as engrenagens das fechaduras, e, se a sua chave se recusar a entrar por inteiro na fechadura, você pode fazer o mesmo. Passe o lápis na chave até que a superfície esteja coberta de grafite. Tente novamente, e ela deve entrar deslizando.

  • Ekaterina79/iStock

    Não consigo girar a chave

    Limpe e lubrifique para liberar o movimento

    1.

    A chave é nova? Se for, pode não estar perfeita para a fechadura. Leve-a de volta ao chaveiro para ajustá-la um pouco. Não tente forçar a chave a girar. Chaves expostas ao tempo podem ter corroído, ou a graxa em seu interior pode ter secado. Se você fizer muita força, pode acabar com uma chave quebrada ou torta.

  • AndreyPopov/iStock

    2.

    Aplique WD-40 ou similar no buraco da fechadura, recolhendo com um pano o lubrificante que sair. A princípio, o líquido que escorrer pode ser preto, pois contém óleo e a sujeira que se acumulou na fechadura. Depois de um tempo, sairá claro: então a fechadura estará limpa.

    Nunca coloque óleos mais pesados, como um de motor adequado para componentes metálicos; eles vão reter a sujeira na fechadura e podem tornar seu problema ainda pior.

  • Caroline Attwood/Unsplash

    3.

    Limpe a chave com WD-40 ou com suco de limão até ela ficar brilhando.

  • photovs/iStock

    4.

    A trava da fechadura pode estar emperrando na placa do batente da porta. Isso faz com que seja difícil virar a chave, mas pode ser resolvido ajustando-se a posição da porta ou da placa.

  • Richard Villalonundefined undefined/iStock

    Minha chave quebrou na fechadura

    Faça a chave sair e você entrar

    Uma chave quebrada oferece um duplo desafio: como entrar na casa e como retirar a chave quebrada da fechadura. Antes de começar, aplique um pouco de WD-40 na fechadura.

    1.

    Se a chave quebrou quando estava completamente inserida na fechadura e parte dela para fora, você tem sorte. Com um alicate fino, puxe a chave quebrada (se você tiver uma de reserva à mão) ou girar a chave na fechadura e abrir a porta (se não tiver).

  • fuzznails/iStock

    2.

    Se a chave quebrou dentro do mecanismo, enfie uma chave de fenda na fechadura e tente girar para abrir a porta.

  • Leandro Santiago/iStock

    3.

    Desdobre um par de clipes de papel. Empurre um para dentro da fechadura pela aresta serrilhada da chave. Mova-o para dentro e para fora para fazê-lo entrar o máximo possível. Empurre o segundo clipe pela aresta lisa da chave. Com os dois clipes como “pauzinhos”, tente puxar a chave para fora o suficiente para poder pegá-la com um alicate.

  • Jovanmandic/iStock

    4.

    Quebre uma pequena lâmina para serra tico-tico ao meio e pegue a metade em que os dentes da ponta quebrada apontam para trás. Insira esta ponta na fechadura, voltada para a aresta serrilhada da chave, e use os dentes da serra para enganchar no corpo da chave e puxá-la para fora.

  • Rko1234/iStock

    A tranca não fecha

    Realinhe as partes

    A maior parte das fechaduras tem uma trava retangular robusta que se encaixa num orifício no batente da porta. Os lados do orifício geralmente são reforçados pela placa de metal fixada no batente. Se a trava não entra no orifício ou se a chave fica difícil de virar ao se abrir ou fechar a porta, é provável que algo esteja desalinhado.

  • zilli/iStock

    1.

    Examine o espaço entre a porta e o batente. Ele deve ser o mesmo de cima a baixo. Se ele é maior na parte de baixo, as dobradiças provavelmente cederam, fazendo a fechadura emperrar no orifício. Para solucionar isso, desaparafuse a dobradiça de baixo e coloque papelão sob ela até que o espaço fique uniforme.

  • aozora1/iStock

    2.

    Levante a porta pela fechadura e veja se a fechadura funciona. Se for o caso, suas dobradiças estão desgastadas e precisam ser substituídas. Se você não quiser ter este trabalho, pode, em vez disso, aumentar o orifício da trava. Use uma lixa de metal na parte de baixo do orifício na placa do batente até que a trava se encaixe no buraco.

  • hanohiki/iStock

    A porta chacoalha quando trancada

    Estreite o encaixe de sua fechadura

    Se sua porta treme quando trancada, a própria fechadura pode estar frouxa, ou o orifício da trava pode ser largo demais, permitindo que a porta se mova com o vento.

  • Iuliia Alekseeva/iStock

    1.

    Coloque um isolante térmico/acústico, como espuma de poliuretano, na parte interna da moldura para empurrar um pouco a porta e fazê-la entrar em contato com a placa da fechadura.

    Aperte os parafusos que afixam a fechadura. Se não apertarem mais, substitua-os por parafusos mais longos ou palitos de fósforo para dar firmeza aos parafusos existentes.

  • Kenishirotie/iStock

    Estou preso do lado de fora

    Use um cartão de plástico para abrir a porta

    Deixe chaves de reserva com amigos e vizinhos, ou num cofre na parte externa. Se a porta estiver apenas batida, e não trancada, você pode tentar o truque do cartão, como já deve ter visto em filmes. Se ela estiver trancada, você precisará chamar um chaveiro. Isso porque, ao trancar, é necessário girar a chave na fechadura para mover a trava e abrir a porta. Já a trava da maçaneta geralmente usa uma mola para se manter no lugar, de modo que esta possa ser empurrada para dentro.

  • monkeybusinessimages/iStock

    1.

    Insira um cartão de plástico na fresta entre a porta e o batente, onde está a fechadura, dobrando-o na direção da fechadura enquanto o empurra ao máximo.

    Quando tiver empurrado ao máximo, endireite o cartão enquanto gira a maçaneta e se apoia contra a porta. Com alguma sorte, a porta se abrirá.