O  significado simbólico e cultural  dos cabelos é grande, e para isto, basta ver o papel que os cabelos desempenham em contos de fadas, mitos, lendas e religiões. Por isso, cabelos e unhas são temas de muitas crenças e ditados populares – alguns verdadeiros, outros falsos…

Há milhares de anos, nós cortamos, tingimos e penteamos os cabelos de acordo com as convenções e a moda. Com um crescimento aproximado de 6 mm por mês, é a parte do corpo que sofre alterações mais perceptíveis com o tempo, apesar de ser constituído de células mortas. Para as pessoas, os cabelos podem expressar a sexualidade e a personalidade. Contudo, seu estilo já indicou desde poder e domínio até o estado civil. A perda dos cabelos, voluntária ou imposta, pode simbolizar a adoção de uma vida espiritual (em comunidades monásticas), derrota militar ou perda da identidade (prisioneiros). Não é de admirar a existência de tantos mitos sobre eles. E o estilo das unhas – desde as longuíssimas, famosas entre a nobreza na China antiga, até as garras cuidadosamente tratadas e pintadas das supermodelos atuais – também pode transmitir mensagens culturais.

Descubra a verdade

Eis um guia sobre alguns dos mitos e das verdades mais comuns sobre cabelos e unhas:

1 Cabelos pretos são mais fortes

Apesar dessa crença disseminada, os cabelos pretos são um dos mais frágeis. Também não é verdade que as tranças e os penteados com contas coloridas acelerem o crescimento do cabelo. Na verdade, podem danificar os fios.

✔ Preocupação torna os cabelos brancos
Pesquisas sugerem que isso pode ser verdade. A adrenalina, um dos hormônios do estresse, pode, portanto, lesar o DNA dos genes responsáveis pela produção de melanina, pigmento que dá cor ao cabelo.

✔ Calvos têm maiores níveis de testosterona
É verdade. E a calvície é provocada pela exposição dos folículos pilosos a quantidades excessivas de di-hidrotestosterona (DHT), produzida pela testosterona, o hormônio sexual masculino.

✔ Eles crescem mais rápido no verão
No frio, o sangue é desviado para órgãos internos, o que reduz o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo. No calor, o aumento da circulação estimula a atividade dos folículos e aumenta a velocidade de crescimento dos fios. Os cabelos crescem 10% a 15% mais rápido no verão.

…assim como as unhas
No verão, de fato, há aumento da produção de vitamina D, o que estimula o crescimento das unhas. A velocidade de crescimento é maior no clima quente, e as unhas dos homens crescem mais rápido. Curiosamente, as unhas da mão dominante crescem mais rápido porque o fluxo sanguíneo é maior. A unha do dedo médio é a que cresce mais rápido; a do polegar é a que tem crescimento mais lento. Aliás, as unhas das mãos crescem cinco vezes mais rápido que as dos pés.

2 Um susto pode deixar os cabelos brancos

O Dr. David Orentreich, dermatologista de Nova York, diz que não. Não é possível perder o pigmento dos cabelos porque o fio está morto quando sai do couro cabeludo. Mas um choque forte pode causar a chamada alopecia areata, transtorno autoimune que provoca a queda dos fios pigmentados (pretos, castanhos, ruivos ou louros), deixando apenas os grisalhos.

3 Pontos brancos nas unhas significam falta de cálcio

Embora o cálcio seja vital para ter ossos e dentes fortes, as unhas, assim como a pele e os cabelos, são constituídas de queratina, proteína fibrosa que só contém pequena quantidade de cálcio. Os pontos brancos, chamados de leuconíquia pontilhada, em geral são sinais de pequenas lesões, mas podem indicar deficiência de zinco.

✔ Corte as unhas dos pés retas
Ao arredondar a unha do dedão do pé, a pele em torno da unha pode aumentar de volume e acabar encravando. Certamente a melhor prevenção é cortar as unhas retas.

4 Raspar a cabeça de um recém-nascido evita calvície

Esse mito indiano não tem fundamento. Na maioria das vezes, a calvície masculina é hereditária. Se o pai tiver tendência à queda de cabelo precoce, é provável que seus filhos herdem a mesma tendência (a Associação Médica Americana calcula que a chance de herdar o gene da calvície é de 4 em 7). Se tanto o avô (materno) quanto o pai tinham essa característica, o menino sempre vai herdá-la.

5 O feno-grego fortalece os cabelos

Um pó de feno-grego é usado na Índia, mas, embora deixe os fios macios e brilhantes e evite a caspa, não há indicações de que fortaleça os cabelos.

6 A lua nos cabelos

Um mito brasileiro diz que os cabelos crescem mais fortes quando cortado entre a lua cheia e a lua crescente; na Ásia, diz -se que cortar os cabelos na lua crescente estimula o crescimento. Nada disso é verdade.