A ceia de Natal passou e sempre sobra um pouco de cada coisa. Essas sobras podem se transformar em deliciosos pratos para o dia seguinte. O importante é não desperdiçar! Toda vez que desperdiçamos qualquer coisa é o mesmo que desperdiçar dinheiro. Pode parecer difícil não desperdiçar, mas com pequenos passos de cada vez é possível. Uma boa forma de começar é evitando o desperdício de comida. Armazene as sobras na geladeira, em recipiente fechado, e no dia seguinte ou em dois dias, no máximo, transforme-as em novas refeições. Experimente estas ideias:

Aproveite e veja também como reaproveitar o vinho que sobrou!

arroz

Imagem: ribeirorocha/iStock


Arroz cozido

Junte a sobra a legumes crus picados e a um molho para fazer uma salada, ou transforme-a em arroz frito, refogando-a com legumes e um pouco de carne.

macarrão

Imagem: ajafoto/iStock


Macarrão cozido

Se tiver bastante, misture com molho de tomate, acrescente legumes cozidos e presunto picado. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno até dourar e borbulhar. Caso seja pouco, junte a uma sopa.

Imagem: singidavar/iStock


Peixe e crustáceos cozidos

Podem ser acrescentados a saladas, molhos, sopas, refogados rápidos, risotos ou coberturas de pizza ou usados em bolinhos de peixe, tortas e omeletes.

carne

Imagem: margouillatphotos/iStock


Carne e ave cozidas

Sobras de assado podem ser adicionadas a quase tudo: sanduíches, saladas, molhos, recheios para tortas, omeletes, picadinhos, além de pratos à base de arroz e de macarrão.

Imagem: Mizina/iStock


Legumes cozidos

Transformam-se em recheio para omelete ou quiche. Também podem ser misturados a um molho de macarrão. Você pode também juntá-los a um molho cremoso e colocá-los em fôrmas refratárias pequenas, polvilhando farinha de rosca, queijo ralado ou uma cobertura esfarelada salgada. Depois, basta grelhar ou assar rapidamente essa mistura para obter um gratinado tentador.

Imagem: PauloVilela/iStock


Pão velho

Use-o em pudim de pão  ou transforme-o em farinha de rosca para usar em coberturas gratinadas ou crocantes. Outra opção é cortar o pão em cubinhos, fritar até ficarem crocantes e dourados e salpicá-los sobre saladas ou sopas.