De modo geral, é possível obter todos os nutrientes essenciais com uma dieta balanceada. Às vezes, porém, pode ser mais difícil, ainda mais quando você envelhece e o organismo tem dificuldades para absorver vitaminas e minerais. Nessas horas, os suplementos podem ajudar.

Em primeiro lugar, talvez você precise de menos calorias (por isso, é importante que as calorias obtidas estejam repletas de nutrientes). Depois, é provável que uma enfermidade, medicações ou cirurgias esgotem as reservas ou prejudiquem a absorção, já que suas necessidades aumentam. Aqui estão cinco suplementos que devem ser considerados junto ao seu médico. E confira também 8 dicas para tomar seus suplementos!

Vitamina C

5 suplementos para aumentar sua imunidade

A vitamina C é um grande aliado do nosso sistema imunológico. Isso porque ela ajuda na ação antioxidante e contribui combatendo os radicais livres. A vitamina C também ajuda a evitar lesões musculares provenientes de exercícios físicos, o que faz com que muitos atletas optem por suplementá-la.

Cálcio

Muitos idosos são aconselhados a tomar um suplemento de cálcio (em geral, combinado com vitamina D, que auxilia na absorção) para prevenir a osteoporose. Costuma ser indicado um suplemento que contenha magnésio porque você demanda um equilíbrio entre os dois minerais a fim de obter uma ótima saúde óssea.

Vitamina D

O nutriente apresenta diversos benefícios à saúde, como aumento da força, função e equilíbrio musculares. Além disso, alguns estudos sugerem que a vitamina D talvez ofereça proteção contra vários tipos de câncer, esclerose múltipla e doença de Parkson. Ela pode ser produzida no organismo pela ação da luz solar em contato com a pele. À medida que envelhecemos, a pele sintetiza bem menos vitamina D, por isso consuma alimentos ricos nessa vitamina (como peixes oleosos) ou tome um suplemento.

Ômega-3

Se não gosta de peixes oleosos, considere suplementos à base de óleos de peixe ou ácidos graxos ômega-3. São essenciais à saúde cardíaca e cerebral. Suplementos de óleo de fígado de bacalhau são uma boa fonte, mas também contêm vitamina A. Então, você não deve combiná-los a outros suplementos que incluam a vitamina A. 

Probiótico

Um suplemento probiótico pode melhorar a saúde gastrointestinal, mantendo um bom nível de bactérias “amigas” nas vísceras –– isso ajuda a manter condições médicas como candidíase sob controle. Os suplementos probióticos são particularmente úteis após a ingestão de antibióticos, que diminuem o número de bactérias “amigas”.