5 tratamentos para evitar ou reverter a calvície

A calvície é um problema que afeta milhares de pessoas todos os anos. Veja alguns tratamentos que podem retardar ou reverter a queda de cabelo.

Redação | 14 de Junho de 2019 às 17:00

ia_64/iStock -

Muitos produtos disponíveis no mercado prometem tratar a queda de cabelo – alguns alegam resultados impossíveis. Aqui estão cinco tratamentos que podem funcionar de verdade, ao menos para algumas pessoas:

Loção Minoxidil

Testado primeiro como um tratamento oral para hipertensão, o minoxidil se encontra oral para hipertensão, o minoxidil se encontra agora como uma loção que você esfrega no couro cabeludo. O produto estimula o crescimento de cabelo novo e fortalece o que já existe. Não funciona com todo mundo e ajuda apenas enquanto você usar a medicação. As mulheres parecem responder melhor – 25% apresentam crescimento de cabelo novo, e outras constatam uma diminuição na queda. É possível comprar em farmácias sem receita médica.

Finasterida

Usada para tratar o aumento de próstata por meio da inibição de uma enzima envolvida no metabolismo da testosterona, essa droga pode retardar a progressão da calvície masculina. Ou até promover o crescimento de cabelo novo. Os efeitos duram apenas enquanto a medicação for tomada. Com relação aos efeitos colaterais, é possível que ocorra disfunção erétil.

Aparelho de laser terapêutico

A ciência por trás desse aparelho é notável. A teoria é que o laser libera uma luz terapêutica par ao couro cabeludo, estimulando a mitocôndria – os feixes de energia dentro das células – a promover um crescimento capilar saudável e vibrante. A tecnologia ainda está engatinhando, mas já oferece esperança para o futuro.

Transplante capilar

Uma cirurgia que implica transplantar cabelo de uma parte do couro cabeludo para outra de modo a preencher as áreas de calvície. Não há necessidade de suturar, uma vez que o cabelo é mantido no lugar pela própria coagulação do sangue quando os fios são implantados – dentro de seis meses, o cabelo deve se firmar e começar a crescer de novo. Transplantes costumam ser realizados sob anestesia local e em diversas sessões.

Aplique capilares

A maneira mais simples de lidar com a queda de cabelo é com uma peruca ou um aplique. Ambos costumavam ser descritos como cabeleiras postiças – e eram vistos como um pouco de piada. Mas os apliques de hoje podem ter uma aparência bem real. É possível comprá-los em tamanhos diferentes em lojas especializadas ou pela internet. As versões sintéticas se encontram no mercado por cerca de mil reais. Se os apliques forem feitos com cabelo natural, talvez cheguem a custar 3 mil reais.