Com a falta de espaço para construir, as construtoras estão fazendo imóveis cada vez menores. Se comparado com os apartamentos antigos, principalmente os quartos e banheiros encolheram, e as cozinhas viraram americanas! Por isso é importante pensar em soluções práticas para aproveitar ao máximo os espaços. Que tal utilizar os espaços mais altos do seu imóvel?

No quarto:

Olhe para cima e pense em aproveitar a parte mais alta das paredes, próxima do teto, para instalar prateleiras. Para não criar um aspecto de entulhado, essas prateleiras devem ser bem pensadas e colocadas em locais estratégicos. Podem receber iluminação embutida com spots e devem ter as cores certas.
Para organizar livros e objetos de decoração, como velas e peças de artes, podem ser instaladas na sala e no corredor. Para acomodar toalhas, podem ser colocadas nos banheiros. Até a varanda pode ser aproveitada.

Na sala:

Podem ser colocadas na mesma parede que estiver posicionada a televisão, na sala, no tamanho da extensão da parede, formando uma espécie de moldura. Isso funciona mesmo que sua televisão seja colocada em um painel. Neste caso, a prateleira deverá ter a mesma cor do painel. Se ao contrário você não possui um painel ou rack, e a TV é fixada na parede, a prateleira pode ser posicionada abaixo da TV para apoiar os aparelhos periféricos, como DVDs, caixa de recepção de sinais da TV a cabo, video games e também os portas DVDs e jogos.
Se você possui muitos objetos, coloque outra prateleira acima da TV, no mesmo tamanho e com a mesma espessura, formando um painel. A prateleira instalada no corredor poderá alocar também caixas para guardar documentos e papéis. Se a área de circulação for pouco iluminada, escolha cores claras. Ela também poderá ter a mesma cor do piso, para realçá-lo.

No corredor e banheiros:

Enquanto na sala as prateleiras podem ser mais largas e grossas, para acomodar objetos maiores e pesados. No corredor e banheiros, o ideal é que sejam estreitas e de espessura mais fina, para não atrapalhar a circulação. Cuidado com os canos: para evitar acidentes com vazamentos, consulte a planta do imóvel.
A distância até o teto deve ser medida com base no maior objeto que você deseja colocar na prateleira, acrescentando-se ao menos 2cm, para garantir uma margem de espaço para movimentar os objetos e fazer a limpeza. Se a distância entre os portais das portas e o teto for razoável, de no mínimo 20cm, você poderá instalar uma prateleira inteira, encostada nos portais, ao longo de todo o corredor ou rodeando todo o teto do banheiro, com exceção da parede onde fica o box.
O ideal é que não atrapalhem a iluminação, mas podem ser instalados spots para embutir lâmpadas.

Assine nosso conteúdo exclusivo