Quem não gosta de usar um salto alto de vez em quando, não é mesmo? Ele deixa qualquer mulher mais elegante e sofisticada. Mas, na hora de escolher que sapato usar, principalmente no dia a dia, é bom seguir algumas dicas dos especialistas para não prejudicar o seu organismo.

Apesar de lindo e estiloso, o salto alto agulha não é indicados para o dia a dia.

Quanto maior for a base do salto, maior estabilidade você terá e, consequentemente, menos dor o uso desse sapato ocasionará. Quanto menos inclinado o pé ficar em relação à região da parte da frente do pé, menores os riscos para a postura corporal. E, quanto mais altos os saltos, maior é a carga que ossos e dedos terão de suportar.

Salto alto para o dia a dia 

 Por acompanhar toda a extensão da sandália, o tipo anabela oferece mais estabilidade e conforto na hora de andar.

Os melhores saltos para o dia a dia são os baixos e quadrados, de preferência fechados. Eles dão segurança ao andar. Em seguida, estão os saltos quadrados um pouco mais altos, algo como saltos 5, 5 ½, e os do tipo anabela.

Os saltos meia-pata ou de bico fino alto são aconselháveis apenas de vez em quando, em uma festa ou evento importante – eles definitivamente não são recomendados para o trabalho. Já se imaginou, na hora do almoço, com o saltão preso entre os paralelepípedos da rua?

Atenção à postura!

Segundo especialistas, ao usar salto alto é importante prestar atenção à postura. Sempre alinhar a cabeça com o restante do corpo é a primeira providência a ser tomada.

Outra dica fundamental: observar e corrigir o modo como se carrega a bolsa. Bolsas de alças curtas devem ser levadas no antebraço, nunca no ombro.

E, ainda em relação à bolsa: é importante tentar mantê-la leve. Procure mantê-la com poucos itens ou com itens que não a deixem mais pesada. (Sim, sabemos como esta é uma tarefa difícil, mas necessária). E, para quem tem tendência a andar de pernas abertas, o ideal, ao andar de salto, é treinar a pisada e se policiar para andar de pernas fechadas, com os braços rentes ao corpo.

Fazer alongamentos também pode ajudar a dar conforto no dia a dia. Outro truque é alternar, durante a semana, salto alto com sapatos mais baixos. Isso ajuda a diminuir o impacto do salto no corpo da mulher. 

Como evitar problemas causados por calçados

Renata Klar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!