Um ambiente adequado exerce grande influência sobre a qualidade do sono e auxilia no processo noturno de recuperação do organismo. Fazem parte desse ambiente o quarto, a cama, o estrado sobre o qual o colchão é colocado, o colchão em si e a roupa de cama. E a organização desses itens te indicarão como dormir bem, sem perturbações.

O local no qual você dorme deve obedecer a certos critérios, para que seja possível adormecer bem e ter um sono tranquilo. Além disso, é preciso se sentir confortável e curtir o tempo em que estiver na cama.

As melhores condições no quarto

Quando quiser dormir, envie os sinais adequados ao seu corpo. Penumbra, silêncio e temperatura não muito elevada ajudam a pegar no sono. Claridade e ruído facilitam na hora de acordar. Um clima adequado, ou seja, temperatura, umidade relativa e renovação do ar, contribui ainda para a saúde. Suar demais ou sentir muito frio durante o sono pode levar a contrações musculares ou resfriados. Dormir em um ambiente muito seco pode ressecar as vias respiratórias. É preciso encontrar um equilíbrio. Veja essas dicas e transforme o seu quarto em um lugar ideal para relaxar.

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5 – Ter umidade do ar em torno de 15%

A umidade ideal pode ser obtida com a ajuda de aparelhos umidificadores ou desumidificadores, de acordo com o clima.


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6 – Ter o mínimo de poeira

Tapetes, flores artificiais e muitos outros artigos decorativos acumulam pó. A poeira contém alérgenos, substâncias que provocam alergias e que prejudicam as vias respiratórias e o sono.


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7 – Ser livre de plantas ou flores em vasos

As plantas produzem oxigênio durante o dia, mas durante a noite exalam dióxido de carbono, que é prejudicial à saúde.


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8 – Ser um ambiente de bem-estar e não um depósito

Computador, aparelhos de ginástica, varais de roupa e a tábua de passar devem ficar em outro lugar da casa. Acabe com a bagunça!