Faça uma busca
|
Publicado em: 26 de janeiro de 2020

Wi-Fi não conecta? Veja 5 possíveis soluções para celular e notebook

Dicas simples podem te ajudar a reconectar à rede sem fio para utilizar a Internet.

Imagem: AntonioGuillem/iStock
Publicidade


O Wi-Fi não conecta no seu smartphone ou computador? Esse problema pode ser devido a alguns motivos de fácil resolução, dentre eles a falta de configuração da rede, um bug no sistema do aparelho e até mesmo o uso de senhas incorretas na hora de se conectar ao roteador.

Diante de tantas opções, é difícil saber qual delas é a responsável pela falta de conexão, e é por isso que montamos uma lista com possíveis soluções para fazer o Wi-Fi voltar, sem que você precise da ajuda de um técnico.

Acompanhe, na galeria a seguir, cinco dicas para restabelecer a conexão sem fio no seu celular, PC ou notebook.

Saiba como poupar dados móveis (e seu dinheiro)

Publicidade


  • PashaIgnatov/iStock

    1. Verifique se o “Modo Avião” está ativo no celular ou computador

    A função “Modo Avião” é responsável por desativar todas as redes do seu smartphone ou notebook, incluindo a rede Wi-Fi. E, às vezes, ao esbarrar em alguma tecla durante a digitação ou navegação no dispositivo, acabamos ativando esse recurso sem perceber.

    Por isso, vá até as configurações de rede do seu celular ou computador e verifique se o “Modo Avião” está ligado. Em caso positivo, basta desativá-lo para voltar a usar o Wi-Fi.


  • Cristian Storto Fotografia/iStock

    2. Certifique-se de que você está dentro do alcance do seu roteador Wi-Fi

    Dependendo da potência da antena do seu roteador, a distância de alguns cômodos pode ser definitiva para que a sua rede não alcance o seu celular ou computador. Até mesmo a presença de paredes e móveis entre o roteador e o seu dispositivo pode influenciar na perda de sinal.

    Caso você não possa colocar o roteador em uma posição mais central na sua casa, de forma a aproximá-lo do cômodo no qual você utiliza a internet, é possível apostar em um repetidor de sinal para uma melhor distribuição da rede sem fio pela casa.


  • mangpor_2004/iStock

    3. Verifique se a rede tem uma nova senha

    Caso você compartilhe o seu roteador com mais alguém, vale checar se a senha continua a mesma. O mesmo vale para quando um técnico da sua operadora de telefonia faz algum serviço de manutenção na sua rede.

    Se o problema for a troca de senha, o seu smartphone ou notebook deverá indicar “falha na autenticação”. Para resolver, basta pedir que o dispositivo esqueça a rede em questão e, em seguida, tocar sobre o nome da rede novamente para iniciar uma nova conexão inserindo o código correto.


  • jakkapan sapmuangphan/iStock

    4. Reinicie o seu dispositivo e o roteador Wi-Fi

    Parece simples demais, mas a verdade é que em muitos casos a reinicialização do seu computador ou celular é a solução para bugs do sistema que podem estar impedindo a conexão da rede Wi-Fi.

    Você também pode fazer o mesmo para o roteador, especialmente em casos de queda de luz.


  • Liderina/iStock

    5. Redefina os ajustes no seu smartphone

    Se o seu problema é com a conexão Wi-Fi no celular, saiba que é possível redefinir os ajustes do seu Android ou iPhone para resolver possíveis erros em configurações de rede. Essa é uma medida mais radical, pois apaga todas as redes Wi-Fi salvas no aparelho (ou seja, você terá que inserir as senhas novamente para usá-las numa próxima vez).

    No Android, vá em “Configurações” e, em seguida, procure por “Redefinir as configurações de rede”. Se você utiliza iOS, faça o caminho: “Ajustes” > “Redefinir” > “Redefinir Ajustes de Rede”.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close