Como fazer a carteira de estudante digital gratuita do MEC?

A carteira de estudante digital do MEC é um documento gratuito que pode ser acessado por meio de um app para smartphone, e usado para comprovar

Ana Marques | 12 de Fevereiro de 2020 às 12:00

Divulgação/MEC -

A carteira de estudante digital do MEC é um documento gratuito que pode ser acessado por meio de um app para smartphone, e usado para comprovar escolaridade, dando direito à meia-entrada em cinemas e eventos culturais.

Lançada em setembro de 2019, por meio da medida provisória MP 895/2019, a ID Estudantil tem o objetivo de reduzir a emissão de papel e a burocracia, além de cortar o custo de R$ 30 pago por estudantes da educação básica, profissional e tecnológica, e superior.

Mas é importante ficar atento – com a perda de validade da MP 895/2019, prevista para domingo, 16 de fevereiro de 2020, e sem novos esforços para tornar a carteirinha digital oficial de forma definitiva, o registro pode ser inviabilizado a partir da próxima segunda-feira (17).

Os estudantes que fizerem o cadastro no aplicativo até dia 16 poderão utilizar a ID Estudantil enquanto mantiver vínculo com a instituição de ensino, mesmo que após o término do prazo de validade da MP.

A seguir, veja o passo a passo de como fazer a sua carteira de estudante digital gratuita do MEC pelo celular.

Como fazer a carteira de estudante digital do MEC?

Passo 1. Verifique se a sua instituição de ensino faz parte do programa acessando idestudantil.mec.gov.br. Se o nome da sua escola ou faculdade não estiver no sistema, a emissão da ID Estudantil não será possível.

Passo 2. Crie uma conta no site do governo, acessando acesso.gov.br. Se você já tiver uma conta gov.br, pule para o próximo passo.

Passo 3. Acesse a Google Play Store ou App Store no seu smartphone e busque o aplicativo “ID Estudantil”.

Passo 4. Faça o login no app com a sua conta gov.br.

Passo 5. Vá em “Adicionar”, e depois em “Minha ID Estudantil”. Confirme os Termos e Condições para prosseguir.

Passo 6. Vá em “Tirar fotografia” para registrar uma foto.

Passo 7. Caso você tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o aplicativo irá utilizar a foto do documento para comparar com a tirada por você no passo anterior. Se você não tiver uma CNH, o sistema pedirá fotos da frente e do verso do seu RG, para a comparação.

Pronto. Agora você já pode utilizar a ID Estudantil para comprovar escolaridade e pagar meia-entrada em cinemas, teatros, shows e outros eventos culturais.