Originalmente o carpaccio é um prato preparado com fatias muito finas de carne ou peixe temperadas com azeite, limão e especiarias. Atualmente, porém, tomamos “emprestado” o termo e o empregamos com qualquer alimento cortado em fatias bem finas. 

O nome é uma homenagem ao pintor italiano Vittore Carpaccio cuja obra estava sendo exposta em Veneza, no início da década de 1960, quando o prato foi inventado. Supostamente a homenagem se deve ao fato de a cor vermelha do carpaccio de carne, o original, lembrar as pinturas de Carpaccio.

Este refrescante carpaccio de abacaxi é uma forma simples e deliciosa de ingerir diversas vitaminas essenciais. E uma sobremesa deliciosa.

Ingredientes para o carpaccio e o crocante:

50 g de açúcar

1 colher (chá) de suco de limão

1 ou 2 pitadas de canela em pó

100 g de amêndoas picadas

1 abacaxi

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Óleo de girassol para pincelar

Ingredientes para o molho:

150 g de iogurte

50 ml de suco de laranja fresco

1/2 colher (chá) de raspas finas de casca de laranja

1 colher (sopa) de licor de laranja

1 colher (chá) de açúcar de confeiteiro

100 g de creme de leite fresco

Casca de laranja em tirinhas para decorar

Modo de preparo: 

1. Para o crocante de amêndoas, pincele um pedaço de papel-manteiga com o óleo. Coloque os 50 g de açúcar, o suco de limão e 3 colheres (sopa) de água numa panela, aqueça e deixe caramelizar (veja abaixo).

2. Retire a panela do fogo. Acrescente a canela e as amêndoas picadas e mexa; espalhe na forma de palitos a massa sobre o papel-manteiga untado, procurando separar ao máximo os palitos. Deixe o crocante esfriar.

3. Aqueça o forno alto. Descasque o abacaxi e corte, com uma faca bem afiada, fatias de 3 ou 4 mm. Arrume-as em pratos de sobremesa refratários e polvilhe com o açúcar mascavo. Leve ao forno por 8 a 10 minutos, em seguida retire e deixe esfriar até ficar morno.

4. Para o molho, coloque numa tigela o iogurte, o suco de laranja, as raspas de casca de laranja, o licor e o açúcar de confeiteiro e mexa até formar um creme. Bata o creme de leite em ponto de chantili e misture ao creme do iogurte.

5. Depois de frio, quebre o crocante de amêndoas com uma colher de pau. Arrume o molho no meio das porções servidas e polvilhe com o crocante de amêndoas. Enfeite com as tirinhas de casca de laranja e sirva ainda morno.

Como fazer calda de caramelo:

1 Coloque açúcar, suco de limão e água numa panela de fundo espesso. Em fogo alto, mexa até o açúcar dissolver totalmente e deixe levantar fervura. Em seguida, não mexa mais, senão o açúcar cristaliza e se torna inutilizável. Sem tampar a panela, espere o açúcar formar grandes bolhas. (Cuidado para não se queimar com as bolhas que estouram.)


2 Com uma colher de pau, puxe as bolhas para as bordas, prestando atenção na coloração do açúcar: assim que ele ficar cor de caramelo, retire do fogo e finalize conforme descrito na receita (itens 1, 2 e 5).

Tempo de preparo: 40 minutos

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!