Apple Watch ganha função eletrocardiograma (ECG) no Brasil

A Apple se prepara para estrear o recurso de eletrocardiograma (ECG) do Apple Watch no Brasil. A função está disponível em países do exterior desde 2018,

Ana Marques | 10 de Julho de 2020 às 10:00

DenPhotos/Shutterstock -

A Apple se prepara para estrear o recurso de eletrocardiograma (ECG) do Apple Watch no Brasil. A função está disponível em países do exterior desde 2018, com o lançamento da Series 4 (quarta geração do relógio inteligente), mas somente em maio deste ano recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com o app ECG, o usuário do smartwatch pode utilizar o próprio relógio como ferramenta de auxílio para monitorar a saúde e obter sinais de alteração no ritmo cardíaco, no entanto, ele não é indicado para diagnóstico de doenças ou para detectar ataques cardíacos.

Leia também: 15 coisas que você precisa saber sobre pressão alta

Como funciona o eletrocardiograma (ECG) do Apple Watch?

Para usar o eletrocardiograma do Apple Watch, o usuário deve abrir o app ECG e pressionar o dedo sobre a coroa digital, como mostra a imagem abaixo, por trinta segundos.

Apple Watch tem recurso eletrocardiograma (ECG). (Imagem: Divulgação/Apple)

O recurso gera um eletrocardiograma equivalente a um ECG de uma derivação. Para fins de comparação, esse tipo de exame feito em um consultório médico utiliza um ECG de 12 derivações, que registra impulsos elétricos do coração em diferentes ângulos.

De acordo com a própria Apple, um ECG de uma derivação fornece informações sobre ritmo cardíaco e fibrilação auricular.

O ECG do Apple Watch é preciso?

Em sua página de suporte, a Apple afirma que realizou um ensaio clínico para testar o recurso de eletrocardiograma do Apple Watch em cerca de 600 indivíduos. O resultado mostra 99,6% de precisão na classificação do ritmo sinusal e 98,3% no que diz respeito ao teste de fibrilação auricular, que indica irregularidade no ritmo cardíaco e pode sugerir um quadro arritmia grave.

Relatório de ritmo sinusal no app ECG do Apple Watch. (Imagem: Divulgação/Appla)

No entanto, cabe ressaltar que o ensaio foi realizado em ambiente controlado, e que situações práticas da vida cotidiana incluem diversos fatores que podem alterar a eficácia das medições e relatórios fornecidos pelo relógio.

Ainda que você obtenha resultados positivos nos testes de ECG, não deixe de procurar um médico caso esteja se sentindo mal ou perceba outros sintomas de doenças cardíacas.

Disponibilidade no Brasil

A função eletrocardiograma (ECG) chega ao Apple Watch Series 4 e Apple Watch Series 5 com a próxima atualização dos sistemas watchOS e iOS, para as versões 6.2.8 e 13.6, respectivamente.

A geração mais recente do Apple Watch tem preço a partir de R$ 3.999 no site da fabricante, mas pode ser encontrado por cerca de R$ 3.199 no varejo online.