Como usar o celular para dormir melhor

Um ano de quarentena, trocando o dia pela noite, trabalhando mais do que deveria, perdendo a noção do tempo. Você também se sente assim? Se os últimos

Ana Marques | 2 de Abril de 2021 às 10:00

(Imagem: olhahladiy/iStock) -

Um ano de quarentena, trocando o dia pela noite, trabalhando mais do que deveria, perdendo a noção do tempo. Você também se sente assim? Se os últimos meses têm bagunçado a sua rotina e atrapalhado as suas sagradas horas de sono, saiba que o seu smartphone pode ser um bom aliado para colocar tudo de volta no eixo.

Reuni algumas dicas valiosas para dormir melhor com a ajuda do celular. Pois é, nem sempre ele é o vilão da história! Acompanhe nas linhas a seguir.

Leia também: Como ter uma noite de sono perfeita

1. Programe seus horários

Vamos começar pelo começo. Primeiramente, planeje seus horários. A que horas você quer dormir? E a que horas precisa levantar no dia seguinte? Estipule um intervalo de, no mínimo, oito horas para o seu sono e, depois, configure o modo Não perturbe no seu smartphone.

Durante esse tempo, todas as notificações, mensagens e ligações terão que ficar para depois.

(Imagem: FoxysGraphic/iStock)

Para ativar o Não Perturbe, basta acessar a central de notificações no Android ou no iPhone e buscar por essa opção. Com um toque prolongado, você entra nas configurações do recurso e pode definir o período exato em que as notificações serão silenciadas.

2. Ative o “Modo Noturno” (ou “Tema Escuro”)

Se você ainda pretende dar uma última olhada nas redes sociais, ative o Modo Noturno do celular (chamado de Modo Escuro no iPhone) para deixar a interface com cores escuras, evitando uma luminosidade intensa na hora de ir dormir. A configuração proporciona maior conforto ocular e ajuda a relaxar à noite.

3. Ouça algo relaxante

Com toques e notificações silenciados, e interface apropriada para o período noturno, chegou a vez de escolher algo relaxante para ouvir. Você pode optar por apps com sons da natureza ou se jogar no seu serviço de streaming favorito.

No Spotify, por exemplo, há opções para todos os gostos. É possível colocar uma playlist para a hora de dormir, ou mesmo procurar um podcast de relaxamento com meditação guiada – uma excelente forma de ir desligando a mente das situações do dia.

4. Monitore o seu sono

Utilize um aplicativo para monitorar a qualidade do seu sono. iPhones já contam com o recurso nativo, basta acessar o app Saúde e configurá-lo para começar a rastrear suas noites. Com essa ferramenta, é possível, inclusive, definir metas de horas dormidas.

No Android, há diversas opções interessantes, como o Samsung Health ou o Google Fit. Esses apps fornecem um relatório sobre o período em que você esteve dormindo, apontando os momentos de sono profundo e os de sono leve.

As informações podem ser rastreadas de forma mais precisa e prática com o auxílio de um smartwatch ou de uma smartband.