Conheça 6 recursos do Android 11 que vão facilitar o seu dia a dia

Ele está entre nós… Ou quase. O Google anunciou o lançamento da versão final do Android 11 na última terça-feira (08). Isso significa que agora só falta a

Ana Marques | 11 de Setembro de 2020 às 10:00

Divulgação/Google -

Ele está entre nós… Ou quase. O Google anunciou o lançamento da versão final do Android 11 na última terça-feira (08). Isso significa que agora só falta a fabricante do seu smartphone liberar a atualização por aí, o que deve acontecer nos próximos meses – se o seu telefone for compatível, é claro .

Entre as novidades, estão muitos recursos focados em conversas e em controle de dispositivos inteligentes, que pretendem deixar o seu dia a dia mais simples. E eu te conto quais são eles a seguir.

Leia também: Celulares usados são alternativa para economizar em tempos de crise

Recursos do Android 11 que vão facilitar seu dia a dia

1. Priorização em notificações de mensagens

Usar o WhatsApp para trabalho é terrível, eu sei. Mas a sociedade parece não aceitar isso – então, ao menos, você poderá priorizar as conversas mais importantes entre as notificações de chats do mensageiro e outros apps, como o Telegram, o Facebook Messenger e o Instagram Direct.

Também será possível estipular uma periodicidade para a notificação de contatos específicos. Sabe aquele seu conhecido chato que acha que tem intimidade para mandar mensagens o tempo inteiro? Bem, você já sabe o que fazer.

2. Balões de conversas

Se você é usuário do Facebook Messenger no Android, já teve a experiência de conversar dentro de “bolhas”. O formato permite arrastar uma conversa para cima de outra tela de aplicativo, em uma espécie de pop-up, assim você não precisa sair de um programa para responder a uma mensagem.

No Android 11, esse sistema chega de forma nativa aos apps de conversa, e se chama “Balões”.

3. Novo menu “Liga/desliga”

Até um Android 10, você pressionava por alguns segundo o botão “Power” (“Liga/Desliga”) para ter acesso às opções de reiniciar, desligar ou ativar o modo de emergência no seu smartphone. Mas, no Android 11, novas opções chegam a este menu.

Será possível controlar gadgets associados ao Google Home. Você poderá, por exemplo, acender uma lâmpada inteligente ou ligar a Smart TV por meio deste painel.

4. Alterne entre fones de ouvido e caixas de som com um toque

O Google também pensou em quem costuma ouvir música em qualquer lugar – e quer praticidade para mudar a saída de áudio sempre que precisar. Portanto, com o Android 11, você poderá alternar facilmente entre seus fones de ouvido Bluetooth e uma caixa de som pareada com seu smartphone. Tudo o que você precisa fazer é pressionar um botão, diretamente da tela de bloqueio, e escolher o dispositivo de áudio que preferir.

5. Gravação de tela nativa

A interface da Samsung já contava com um gravador de tela que podia ser acessado a partir das notificações, mas agora o recurso chega de forma nativa ao Android, e deve aparecer em mais celulares.

Essa função utiliza o microfone do seu smartphone para capturar o áudio externo, enquanto filma as atividades que você realiza na tela do aparelho.

6. Histórico de notificações

Por fim, as dores de cabeça com notificações descartadas devem diminuir! O Google vai permitir que o usuário tenha acesso a um histórico de notificações a partir do menu de configurações do Android 11. Desse modo, você poderá recuperar qualquer alerta recebido nas últimas 24 horas.

Disponibilidade do Android 11

O Android 11 já está disponível para celulares da linha Google Pixel (Pixel 2 e posteriores) e, nesse primeiro momento, chega também a alguns smartphones das fabricantes chinesas Xiaomi (Mi 10, Mi 10 Pro e POCO F2 Pro), Realme, Oppo e OnePlus.

Na última quarta-feira, a Samsung lançou o programa pré-beta para desenvolvedores testarem a One UI 3 com Android 11 nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, mas ainda não há previsão de quando a nova versão chega ao público final.

Outras fabricantes, como Motorola e LG, devem liberar seu calendário de atualização nos próximos meses.

Com informações: Google