Cufa pretende conectar 4,5 milhões de moradores da periferia à Internet

Visando a democratização digital em comunidades, a Central Única de Favelas lança na próxima quinta-feira (24), o programa “Mães da Favela ON”, que

Ana Marques | 18 de Setembro de 2020 às 10:00

dabldy/iStock -

Visando a democratização digital em comunidades, a Central Única de Favelas lança na próxima quinta-feira (24), o programa “Mães da Favela ON”, que pretende conectar 4,5 milhões de moradores de favelas à Internet.

A iniciativa acontece em parceria com Alô Social/TIM, PicPay, TikTok, Banco Santander, entre outras empresas, e abrange 150 complexos de favelas em todo o Brasil.

Leia também: De vilã a ‘bem essencial’ – como a Internet nos mantém juntos na quarentena

De acordo com Celso Athayde, um dos fundadores da Cufa, esse será o “maior projeto de conectividade em favelas já feito no Brasil”. O Mães da Favela ON pretende disponibilizar 500 mil chips de telefonia para mães com cadastro na ONG.

O projeto tem apelo especial em tempos de pandemia, já que a maioria dos serviços foi direcionada para o ambiente digital para promover o isolamento social. No entanto, o cenário também ressalta as desigualdades sociais, promovendo exclusão entre os que não têm condições de acesso à Internet.

(Imagem: skyNext/iStock)

Alto consumo de dados na pandemia

O levantamento do Data Favela, referente a agosto de 2020, indicou que 84% dos moradores com filhos em idade escolar consumiam todo o pacote de dados de acesso à Internet antes do tempo previsto.

Outro dado preocupa: 46% das crianças moradoras dessas regiões, em idade escolar, não têm assistido aulas à distância durante a pandemia.

Como funciona o projeto

Além dos chips, o Mães da Favela ON pretende disponibilizar pontos de acesso Wi-Fi gratuitos nas comunidades. O projeto irá oferecer seis meses de WhatsApp e ligações ilimitadas, além de acesso a conteúdo educativo elaborado para o programa, com curadoria da Unesco.

Para acessar, as pessoas precisam se cadastrar. A cada 30 minutos de uso, uma peça publicitária dos patrocinadores é exibida. Para driblar problemas como a má qualidade de conexão, a Cufa fará auditorias periódicas, com o objetivo de reavaliar os pontos de acesso e o tamanho da banda.

(Image: karelnoppe/iStock)

Piloto do Mães da Favela ON já acontece no Rio de Janeiro

Na Rocinha, o projeto está em testes há dois meses com 30% da capacidade de pontos de acesso à Internet, e já foi utilizado por 4.449 usuários únicos.

A expectativa é de que esse número triplique quando toda a capacidade de conexão for atingida.

Cidade de Deus e o Complexo da Penha são as próximas áreas da cidade a participar do piloto.

Saiba mais em https://www.cufa.org.br/