Golpe do Pix via SMS usa as mesmas táticas de sempre para enganar usuários

Um novo golpe virou moda entre criminosos: enviar uma chave Pix pedindo depósito em troca de descontos em faturas de cartão ou conta do celular. A

Ana Marques | 20 de Agosto de 2021 às 10:04

-

Um novo golpe virou moda entre criminosos: enviar uma chave Pix pedindo depósito em troca de descontos em faturas de cartão ou conta do celular. A mensagem é enviada via SMS, e vem enganando muitos usuários que anseiam por um abatimento no valor de suas despesas — no fim das contas, o barato sai caro.

Leia também: Você sabe o que é “phishing”? Evite golpes na internet!

Golpe do Pix via SMS é a nova fatura falsa por e-mail

Quem nunca recebeu uma fatura falsa por e-mail que atire a primeira pedra. Por anos, golpistas enviaram boletos se passando por bancos, lojas ou operadoras, na esperança de que alguém — desatento ou simplesmente com pouco domínio da ferramenta — faça o pagamento e envie dinheiro para suas contas.

Agora, com o Pix, a dinâmica é mais rápida, mas a tática é a mesma: um SMS chega ao seu smartphone dizendo ser da sua operadora de telefonia e oferecendo um super desconto na conta do mês. Para aproveitar o benefício você deve fazer rapidamente o pagamento por meio da chave indicada na mensagem.

Seja pela correria do dia a dia ou ingenuidade, muitos usuários acabam caindo nessa história. Segundo Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky, as coisas ficam ainda mais complicadas porque criminosos usam short-codes (números curtos, geralmente usados por grandes empresas) para enviar tais iscas.

“Nos últimos meses, identificamos golpes explorando o SMS, como as mensagens de classe zero e o uso de códigos unicode para burlar os filtros das operadoras. Com o uso de engenharia social para enganar as vítimas e receber pagamentos via PIX, cujo estorno do valor pago é algo muito difícil de ser feito, o golpe é se completa de maneira bem-sucedida. Neste contexto, é muito importante que as pessoas saibam que os golpes existem, entendam como se proteger e que contem com uma solução de segurança em seus celulares”, diz Assolini.

Evitando golpes online (qualquer um deles)

Diante desse cenário e de tantos outros (vide golpes pelo WhatsApp, links maliciosos, entre mais alternativas usadas por criminosos), é necessário estar atento ao uso de qualquer ferramenta online no dia a dia.

Você NÃO deve: