No Carnaval 2020, tecnologia é segurança e entretenimento

Ó abre alas, que a tecnologia invadiu o Carnaval – misturada cada vez mais ao nosso dia a dia, a inteligência artificial é uma das estrelas das festas de

Ana Marques | 21 de Fevereiro de 2020 às 10:00

marta_dabrowska/Shutterstock -

Ó abre alas, que a tecnologia invadiu o Carnaval – misturada cada vez mais ao nosso dia a dia, a inteligência artificial é uma das estrelas das festas de 2020 no Brasil. São muitas as aplicações voltadas à segurança este ano: desde aplicativos para o celular dos foliões até reconhecimento facial para auxiliar o trabalho de policiais.

Mas também tem tecnologia como entretenimento: o assunto é tema do desfile da Rosas de Ouro, em São Paulo. A escola fechou parceria com universidades e empresas do ramo para falar sobre a Revolução Industrial 4.0.

Veja, a seguir, os principais destaques tecnológicos para a folia dos próximos dias.

Leia também: Aplicativos de transporte criam campanhas contra abuso sexual no Carnaval

Drones para evitar conflitos e encontrar pessoas desaparecidas em São Paulo

Em São Paulo, serão 50 drones do governo do Estado para monitoramento do Carnaval.  Segundo o secretário da Segurança Pública (SSP) do estado, o João Camilo Pires de Campos,  as imagens serão analisadas em tempo real. O objetivo é identificar suspeitos de crimes em 644 blocos que desfilarão pela cidade. O equipamento também poderá ser usado para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas.

Já a prefeitura de São Paulo terá quatro drones para auxiliar em conflitos e no monitoramento de trânsito durante a folia.

App ‘Face Check’ será testado pela polícia em Salvador

A Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado da Bahia anunciou no início da semana seu planejamento para as festas de Carnaval 2020. Entre os destaques, está o aumento de uso da tecnologia para reforçar a segurança.

A principal novidade é o uso do aplicativo “Face Check”, um sistema de reconhecimento biométrico instalado em smartphones de policiais que permite cruzar informações obtidas com um banco de dados. De acordo com o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, a ocasião será um teste. O recurso estará presente em pontos estratégicos.

Reconhecimento facial é um diferencial. (Imagem: Prostock-Studio/iStock)

No seu celular: aplicativos de corrida fazem campanha contra assédio

Empresas populares no ramo de apps de corrida se manifestaram em campanhas contra o assédio no Carnaval 2020. A 99 disponibiliza corrida com até R$ 20 de desconto para uma das 180 Delegacias da Mulher, no período de 21 a 26 de fevereiro. O objetivo é incentivar a denúncia de assédio no país.

Já a Uber lançou uma campanha contra assédio e discriminação de minorias. As peças, com mensagens de conscientização, estão espalhadas em pontos de ônibus e nas redes sociais. A ideia é reforçar a intolerância de tais comportamentos.

Na avenida: Rosas de Ouro leva a Realidade Aumentada para o sambódromo

O samba-enredo da Rosas de Ouro em 2020 é “Tempos Modernos”. E 84 anos após o filme de Chaplin, a escola pretende fazer até robô dançar. Além da letra, que fala sobre os avanços e transformações da tecnologia em diversos setores da sociedade, a Rosas ainda contará com um aplicativo para celular, chamado “Carnaval 4.0”, disponível para Android e iPhone (iOS).

O app deverá proporcionar maior interação do espectador com o desfile, permitindo a visualização de dois carros alegóricos em 3D, com recursos de Realidade Aumentada.