Tipos de vassoura: entenda a utilidade de cada uma

Vassoura para piso frio, de cerdas duras, macias, mistas... Saiba as diferenças e escolha os melhores tipos de vassoura para limpar a sua casa

Marina Estevão | 12 de Maio de 2021 às 17:00

ronstik/iStock -

Você acha que vassoura é tudo a mesma coisa? Este é um erro muito comum entre as pessoas. Porém, existem diversos tipos de vassoura para pisos diferentes e até cerdas macias, duras e mistas, para a limpeza ser mais eficiente.

Junto com outros utensílios, a vassoura é um item indispensável para qualquer tipo de faxina. Portanto, é importante saber escolher o melhor tipo para a sua casa e como utilizar da forma mais apropriada!

Tipos de cerdas de vassoura

Verifique o tipo de cerda da vassoura. (Foto: sergeyryzhov/iStock)

Em caso de dúvida, utilize a vassoura multiuso

Imagem: Anastasiia Korotkova;/iStock

Para quem acabou de se mudar ou não sabe muito bem por onde começar, as vassouras multiuso servem para dar aquela limpeza geral. Elas atendem bem a todas as necessidades da casa. O mais indicado são as vassouras com cerdas sintéticas médias.

Como sua área de varredura é grande e suas cerdas são alongadas, é possível utilizá-la em qualquer tipo de piso, inclusive cerâmica, sem problemas.

Outra dica é utilizar vassouras com cerdas PET (Politereftalato de Etileno) em pisos delicados, pois juntam toda a poeira e não riscam o piso.

Use uma vassourinha para cantos e pequenas sujeiras

Utilize uma vassourinha de mesa para pequenas sujeiras. (Foto: Andrii Zorii)

Uma vassourinha pequena, também conhecida como vassoura de mesa, é específica para limpar pequenas sujeiras e cantos escondidos da casa. São especialmente feitas para limpar rodapés, frestas e outros cantinhos que as outras vassouras não conseguem alcançar. Normalmente, já vêm acompanhadas de uma pazinha.