Veja como limpar rejunte encardido de forma simples e rápida

Conheça algumas dicas de como limpar rejunte encardido com a ajuda de 4 receitas caseiras muito fáceis de fazer e aplicar.

Douglas Ferreira | 29 de Abril de 2021 às 15:00

Estas receitas caseiras podem ajudar a limpar o rejunte encardido com facilidade. - Imagem: AndreyPopov/iStock

Limpar o rejunte encardido pode parecer uma tarefa árdua e demorada, mas com os métodos certos, é possível restaurar o brilho e a beleza dos seus azulejos de forma simples e rápida. Se você não sabe como fazer para limpar o rejunte, fique tranquilo pois iremos ensinar algumas técnicas eficazes para remover o encardido do rejunte e deixar sua casa com um aspecto renovado.

Por que o rejunte fica encardido?

O acúmulo de sujeira e manchas são os principais fatores que levam o rejunte do seu piso ou azulejo a ficar encardido. O rejunte é uma mistura de cimento, areia e água, que é aplicada entre os azulejos para preencher as lacunas e proporcionar estabilidade. Com o passar do tempo, a falta de manutenção desse espacinho espremido entre um bloco e outro pode se tornar uma dor de cabeça. Mas a boa notícia é que com algumas receitas caseiras será fácil limpar rejunte encardido e remover a sujeira impregnada.


Você pode gostar


Os produtos necessários para a limpeza provavelmente você já tem em casa. Mas se não tiver, em qualquer supermercado será fácil de encontrar. Com a mistura desses produtos será possível remover desde a sujeira mais entranhadas até gordura e mofo. Então, veja a seguir algumas dicas para deixar o rejunte sempre limpo e branco.

Como limpar rejunte encardido

1. Vinagre de álcool

O uso de vinagre de álcool é muito eficiente na hora de limpar rejunte encardido. Porém, é preciso cuidado, pois este é um dos tipos de vinagre mais potente. Se deixar por muito tempo em pisos de porcelanato, por exemplo, pode acabar manchando a superfície.

Portanto, aplique o vinagre nos rejuntes com uma escova pequena, esfregando para tirar a sujeira. Deixe o produto agir por no máximo 15 minutos. Em seguida, enxágue com água e detergente. Mas se ficar com cheiro de vinagre, você pode usar um limpador multiuso no local. Confira outros usos do vinagre aqui!

Com uma a ajuda dessa receita caseira você conseguirá limpar rejunte encardido ou manchado. (Imagem: makasana/iStock)

2. Água oxigenada e bicarbonato de sódio

Para limpar rejunte encardido com água oxigenada e bicarbonato de sódio você irá precisar de 40 ml de água oxigenada e 30 g de bicarbonato de sódio.

Misture bem os dois produtos e aplique no rejunte com uma escova de dentes, esfregando bem. O uso da água oxigenada fará com que o rejunte fique, além de limpo, muito mais branco. Deixe agindo somente por 5 minutos. Em seguida, enxágue a superfície com água e detergente neutro.

3. Água sanitária

Para limpar rejunte encardido com água sanitária você irá precisar de 25 ml de água sanitária e 1 litro de água.

Primeiro, dilua a água sanitária em 1 litro de água. Depois, passe no rejunte esfregando com uma escova pequena a fim de tirar toda a sujeira. Ao fim da limpeza, retire o produto do rejunte com um pano úmido.

4. Bicarbonato de sódio

Para realizar a limpeza de rejunte encardido com bicarbonato de sódio você irá precisar de:

Misture os produtos em um recipiente até formar uma pasta. Em seguida, aplique no rejunte sujo esfregando com uma escova pequena. Depois de aplicar em toda a área, aguarde 10 minutos e depois enxague.

Caso você não tenha bicarbonato de sódio em casa, pode usar um fermento químico vencido para limpar o rejunte encardido. Esfregue o produto diretamente no rejunte com uma escova, e depois é só enxaguar.

Como evitar que seu rejunte fique encardido

Agora que você já sabe como limpar o rejunte encardido, é importante também adotar medidas preventivas para evitar que o problema ocorra com frequência. Para ajudá-lo nesta tareja, aqui estão algumas dicas simples para manter seu rejunte limpo e brilhante por mais tempo:

Além dos pontos sinalizados acima, outra dica importante para evitar que o rejunte fique encardido é manter uma rotina de limpeza. O ideal é que a cada 3 ou 7 dias você faça a limpeza dos rejuntes usando apenas água sanitária. Dessa forma, você terá menos ocorrências com o mofo e encardido. Veja aqui como criar um cronograma de limpeza.

O que fazer se o rejunte não ficar limpo e parecendo novo?

Se mesmo seguinto todas as dicas o seu rejunte continuar amarelado, a melhor saída é apelar para a troca do rejunte ou para a tinta de rejunte. Isso pode ser necessário em casas muito antigas, que nunca passaram por uma boa faxina.

Agora que você já sabe como limpar rejunte encardido, veja aqui como deixar seu banheiro sempre cheiroso e dê adeus ao mal odor!


* Texto publicado em 29/04/2021 por Thaís Garcez e atualizado por Douglas Ferreira em 18/04/2024.

Dicas de limpeza Como limpar dicas de como limpar