Explore museus pelo mundo todo com o google arts and culture

Conheça o Google Arts and Culture e todas as suas funções. Veja como é fácil explorar todo o seu acervo e aprender se divertindo.

Thaís Garcez | 13 de Fevereiro de 2022 às 15:00

Manuel-F-O/iStock -

Há 10 anos sendo o acesso mais fácil aos mais diversos tipos de arte do mundo, o Google Arts and Culture continua cumprindo sua missão com sucesso. A cada ano que passa, o acervo virtual da plataforma aumenta e seu alcance se expande. Só nos primeiros meses de pandemia, os acessos ao site e ao aplicativo mais que dobraram; segundo informações de seu criador, Amit Sood. Mas sua capacidade não se limita, e novidades não param de surgir.

Leia também: Google Primer: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Google

Recentemente, foram incorporadas à plataforma duas exposições brasileiras – do Museu Oscar Niemeyer, do Paraná – e algumas obras do pintor Kandinsky – do Centro Pompidou, de Paris. São mais de 2.000 museus e instituições culturais que disponibilizam seu acervo de forma online; inclusive 60 museus brasileiros. E ao navegar, você verá não só as obras, mas poderá dar zoom nelas e conferir os detalhes que pessoalmente não seria possível. Mas a interatividade que o Google Arts and Culture propõe vai muito mais além.

Principais funções do Google Arts and Culture

Além de ter acesso às mais variadas coleções de obras de arte e poder explorar o interior de museus, você poderá aprender sobre a cultura de um país, interagir com as obras de arte e descobrir os museus mais próximos da sua casa. Mas essas são apenas algumas das funções que podem ser acessadas tanto no site como no aplicativo. O Google Arts and Culture é um universo a ser descoberto com curiosidade.

Com o Google Arts and Culture você pode visitar diversos museus, inclusive o Museu do Amanhã, do Rio de Janeiro. (Imagem: ronaldoalmeida10/iStock)

Lá você encontrará games que, de uma maneira divertida, te ensinarão sobre ciência, moda e artes plásticas. Além disso, poderá aprender um pouco mais sobre pintores consagrados e conhecer artistas contemporâneos. O cinema e sua história também tem um espaço na plataforma. E se você gosta de objetos históricos também encontrará vários em exposição. Afinal, tudo isso é cultura!

Mas se você já está achando incrível, saiba que no Google Arts and Culture também é possível adentrar em parques nacionais, por meio do recurso Street View, e explorar toda a natureza do local. E se deseja ter uma experiência em 3D dos museus mais conhecidos do mundo, basta acessar o Explore em 3D. E essas são apenas algumas ações disponíveis. Os recursos são vários e estão sempre sendo aprimorados e alimentados de novidades.

Como usar a plataforma

O Google Arts and Culture pode ser acessado de duas maneiras: pelo site e pelo aplicativo; que está disponível para Android e IOS. Vale dizer que todo o conteúdo é gratuito. Portanto, qualquer interação ou visitação que deseja fazer é de graça. Também não é preciso ter uma conta no Google para usar a plataforma.

Explore com facilidade todo o acervo virtual presente no site e no aplicativo. (Imagem: captura de tela do site)

Ao entrar no site ou aplicativo, você terá na página inicial todas as opções de experiências possíveis. Já no início, encontrará uma seleção de informações e atividades selecionadas para cada dia. Na sessão Explorar, encontre um panorama de todo o conteúdo dividido em categorias; como artistas, eventos históricos, coleções, tópicos mais pesquisados etc. Em “Por perto”, faça uma busca pelos museus e instituições culturais que estão próximos à sua casa, indicados no Google Maps.

Se durante a navegação você quiser guardar alguma informação para ler depois ou acessar outras vezes, basta clicar no símbolo de coração. Assim, esse conteúdo será arquivado em Favoritos. Acesse essa sessão para rever todas as coleções salvas. Por fim, navegue sem critérios em todas as categorias disponíveis e encontrará sempre algo para se impressionar.