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Publicado em: 17 de setembro de 2021

Google Primer: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Google

Aplicativo gratuito do Google oferece especializações com certificado para você aprimorar o seu currículo.

Imagem: Prykhodov/iStock

O mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais qualificados. Porém, a falta de tempo ou de dinheiro para investir em especializações acaba se tornando um empecilho para muitas pessoas. Pensando nisso, o Google desenvolveu o aplicativo de cursos gratuitos Google Primer. A plataforma conta conta com 18 especializações nas áreas de negócios, empreendedorismo e marketing digital, e está disponível para download em dispositivos Android e IOS.

Os materiais didáticos servem para profissionais que já atuam nos segmentos e para pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho. Em apenas cinco minutos, é possível realizar atividades interativas e aprender mais sobre suas principais áreas de interesse. Com essa praticidade, é possível estudar em qualquer lugar e em qualquer horário.

Além disso, o aplicativo funciona em modo online e offline. Sendo assim, os usuários podem aproveitar até aquele tempo gasto na volta do trabalho para se aperfeiçoarem, tornando o dia a dia muito mais produtivo. Como os cursos não exigem experiência prévia ou habilidade específica, qualquer pessoa pode participar.

Apresentando o Google Primer

Com uma interface simples, o Google Primer é bem fácil de manusear. Basta fazer o login com o seu Gmail e logo o app abrirá uma janela, apresentando as primeiras instruções de uso e uma visão geral de todo o conhecimento que pode ser obtido através da plataforma. Além disso, o aplicativo utiliza uma linguagem simples, o que torna tudo bem mais fácil.

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O Google Primer é uma forma rápida e prática de aperfeiçoar seus conhecimentos como profissional (Imagem: AntonioGuillem/iStock)

A partir daí, o usuário pode escolher especializações em três segmentos principais: Comércio e operações, Marca e identidade e Marketing e Avaliação de desempenho.

Com apenas algumas lições sobre o tema definido, você garante uma Especialização Primer, que funciona como um certificado em negócios e marketing digital.

Conheça as especializações de cada segmento no Google Primer

Com a missão de ser um aplicativo acessível, o Google Primer foi pensado para pessoas de todos os níveis profissionais, sejam estudantes, empresários ou profissionais de marketing e vendas.

Leia também: Marketing Digital para pequenas empresas: o que é importante saber?

Conheça os segmentos disponíveis para aprendizado e como eles podem te ajudar a dar um impulso na carreira.

Comércio e operações

Neste tópico, o usuário encontrará desde dicas simples, como os primeiros passos para abrir uma empresa, até atividades que ensinam a realizar uma venda de sucesso, gerenciar as operações do empreendimento e como ser inovador mesmo em um mercado concorrido. Entenda as especializações:

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Aprenda a realizar sua primeira venda e melhorar seus resultados com os cursos do Google Primer. (Imagem: iStock)

Planejamento de Negócios

Neste curso o usuário aprenderá como crescer no mercado, como escolher os melhores parceiros para o seu negócio e dicas para captar recursos. Assim, você vai conquistar investidores e fazer seu negócio crescer no ambiente físico e virtual.

Gerenciamento de Dinheiro

Apresenta noções sobre contabilidade e finanças, como conseguir investimento, avaliar despesas e definir verbas são os objetivos desta especialização. Assim, o usuário aprenderá sobre negociação, definição de objetivos a curto e longo prazo, estratégias para evitar crises, entre outros.

Atendimento ao Cliente

Em menos de 10 lições, o curso oferece materiais que ensinam a compreender melhor o cliente. Através das aulas, você conseguirá se conectar melhor com o cliente e entender suas reais necessidades, utilizando ferramentas como o CRM.

Recursos Humanos

Neste tópico, você entenderá quais são os melhores métodos para utilizar na hora da contratação. Também fazem parte deste módulo, ensinamentos sobre recrutamento e criação de anúncios estratégicos.

Operações e Vendas

Em treze aulas, você vai aprender o passo a passo para fazer a sua empresa crescer. Os módulos deste curso abordam desde o contato com os fornecedores, até mesmo o uso de embalagens e a venda de produtos online. Assim, você vai apender entender como funcionam as negociações e como suavizar as operações para aumentar a sua receita.

Venda

O curso oferece materiais que explicam melhor as necessidades do cliente, como realizar um bom atendimento, instruções para criar um plano de vendas com eficácia em datas normais e sazonais. Além disso, oferece lições que ensinam a trabalhar com ferramentas voltadas para o aumento das vendas.

Entenda como melhorar o seu ambiente de trabalho com Google Primer. (Imagem: Jirapong Manustrong/iStock)

Local de Trabalho Inclusivo

Reuniões mais inclusivas e espaço de trabalho mais diverso são o foco deste curso. Se você tem interesse em evitar vieses no local de trabalho e quer adotar uma linguagem mais acolhedora, esse é o curso certo para você.

Produtividade no Trabalho

Fadiga e estresse não deveriam ter espaço na sua rotina. Com esse curso, você aprenderá técnicas de Mindfulness que farão você superar suas inseguranças e adotar uma portura mais ativa no trabalho, mesmo em tempos de home office.

Gestão de Funcionários

O curso aborda práticas de microgestão e escuta reflexiva. Assim, através do estudo dos módulos, você vai aprender a motivar sua equipe da maneira adequada e, juntos, atingirão todas as metas propostas.

Desenvolvimento de Carreira

Neste curso, você aprenderá a traçar planos de ação para o desenvolvimento da sua carreira a curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, os módulos abordam tanto a montagem do currículo, como também o estabelecimento de uma rede de contatos sólida.

Começando

O curso ideal para quem sonha em empreender e ter sua própria startup. Sendo assim, você aprenderá sobre protótipos, como encontrar um sócio, definição de público-alvo e vendas.

Marca e Identidade

Antes de abrir as portas ou criar o site para uma empresa, é essencial ter um bom nome e desenvolver a identidade da marca e sua missão e valores. Para te ajudar, o Google Primer disponibiliza os seguintes cursos:

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Esteja em contato com a sua equipe para criar uma boa identidade de marca. (Imagem: fizkes/iStock)

Engajamento do Cliente

Para conquistar o público-alvo, nada melhor do que uma boa história sobre o seu negócio. Nesta curso, você vai entender como falar da sua marca para atrair as pessoas.

Site

Ter um site corporativo é importante para ser encontrado(a) na internet. Dessa forma, com as aulas desse curso, você terá acesso a dicas para adaptar o seu empreendimento ao ambiente virtual e vai entender mais sobre domínio, hospedagem e SEO, entre outros.

Branding

Com as aulas desse módulo, você aprenderá a escolher um bom nome e uma personalidade para a empresa. Dessa forma, você vai criar um conteúdo que o seu público vai querer compartilhar e vai descobrir como vender seus produtos ou serviços nas redes sociais.

Experiência do Usuário

Para o seu site fazer sucesso, você precisa fazer com que o público consiga aproveitá-lo da melhor maneira possível. Com o curso, você vai descobrir a importância da experiência omnichannel, mobile e UX.

Marketing e avaliação de desempenho

As especializações disponíveis no terceiro segmento de cursos do Google Primer é ideal para as pessoas que já têm um negócio, mas precisam aprender mais sobre marketing digital e como se comunicar com os consumidores de forma eficaz. Confira as modalidades:

Aprenda a usar as melhores estratégias de marketing para o seu negócio com o Google Primer. (Imagem: jacoblund/iStock)

Intro ao Marketing Digital

Módulos sobre AdWords, SEM e Growth Hacking fazem parte deste curso. Assim, você aprenderá a dar os primeiros passos dentro do Marketing Digital e conseguirá atingir mais clientes.

Marketing Digital Avançado

Se o Marketing Digital já é familiar para você, este é o curso ideal. Criação de Landing Page, Marketing de Incentivo, otimização campanhas do Google Ads e fidelização de clientes são o foco deste curso. Com isso, seu currículo ganhará mais peso no mercado de trabalho.

Acompanhamento e Análise

O curso para aprender a mensurar o seu sucesso na internet. Dessa forma, você aprenderá a utilizar o Google Ads associado ao Analytics, entenderá o comportamento do cliente através das métricas digitais e conseguirá mensurar o retorno do seu investimento através do conteúdo.

Marketing de Redes Sociais

Este curso vai te ensinar a se comunicar, trabalhar com influenciadores digitais, vender, e principalmente, criar um público fiel nas redes sociais, o que é essencial para quem quer se destacar no mercado.

Marketing de Vídeo

Os anúncios em vídeo podem ser mais eficientes do que imagens e textos se você souber como trabalhar com o formato. Nesse sentido, as aulas vão te ensinar a criar propagandas mais envolventes, conquistar e fidelizar o seu público.

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Mobile First! Pense no dia a dia corrido dos consumidores e na melhor forma de encontrar a sua empresa por meio dos dispositivos móveis (Imagem: Rasulovs/iStock)

E-mail Marketing

Você vai entender a importância do e-mail corporativo para a sua empresa, criar uma boa lista para disparos de e-mail marketing e evitar filtros de spam. Dessa forma, conhecerá ferramentas que podem aumentar sua visibilidade.

Markting de Conteúdo

Aprenda a realizar curadoria, impulsionamento de marca e marketing visual com este curso. Assim, conseguirá atingir seu público e engajar a sua audiência através de estratégias direcionadas.

Pesquisa de Mercado

Descubra o que você pode aprender com os seus concorrentes e identifique as necessidades dos consumidores de forma mais precisa. Com este curso, você terá insights impressionantes para aplicar na sua marca com dados quantitativos e qualitativos.

Promoção de Aplicativos

Módulos preparados para ensinar sobre interações, campanhas e engajamentos em aplicativos. Os dispositivos móveis nunca estiveram tão presentes como agora, então pode ser uma boa hora para entender mais sobre o universo dos apps.

Gerenciamento de Agência

Por trás de toda boa estratégia de marketing, têm algumas cabeças pensantes que atuam nas agência de publicidade. Neste curso, você vai aprender, por exemplo, a dar feedbacks criativos, construir briefings, como contratar uma agência de mídia, entre outros.

Agora que você já tem ideia de tudo o que pode aprender, aproveite para baixar o Google Primer e iniciar sua primeira lição. São mais de 80 aulas gratuitas, com conteúdo para diversos interesses e segmentos de mercado. Uma grande oportunidade para alcançar desenvolvimento profissional.

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