Como separar o lixo e reutilizar

Faça sua parte: veja dicas e sugestões de como separar o lixo para reciclagem, reutilizar e reduzir.

Redação | 24 de Setembro de 2018 às 09:00

KatarzynaBialasiewicz/iStock -

A cada 24 horas, a população brasileira produz em torno de 240 mil toneladas de lixo, e a tendência é de continuar o aumento na geração diária de resíduos que vimos nos últimos anos. É demais, não? Mas você pode ajudar a reverter esse quadro aprendendo como separar o lixo e reutilizar o que for possível. Além disso, você pode contribuir reduzindo o volume de resíduos que produz.

Existem muitas formas de reutilizar o lixo nosso de cada dia, em diversas escalas. E quando menos material descartável você utilizar em sua rotina, melhor. Veja a seguir algumas dicas e sugestões para você fazer sua parte e começar a mudar de hábitos,  reduzindo, reutilizando e separando corretamente o seu lixo para reciclagem.

Como separar o lixo para reciclagem

Para que a reciclagem possa ser feita, é fundamental separar o lixo comum dos itens que podem ser reciclados. Se os itens não recicláveis forem misturados aos recicláveis, o lote se tornará inútil. Um caco de louça pode inutilizar uma tonelada de vidro. Antes de fazer a separação, verifique com a companhia de limpeza urbana o que ela pode recolher e o que você mesmo deve levar a locais de coleta. Lave garrafas, vidros, latas e embalagens de leite antes de jogá-los fora.

Podem ser reciclados

Não podem ser reciclados

Como reutilizar o lixo

Papel

Papelões, vidros, plásticos e latas

Como reduzir a produção de lixo