Psicologia das cores: como aplicar nos ambientes

Descubra como as cores ao redor influenciam em nosso humor e bem-estar seguindo a "psicologia das cores".

Redação | 29 de Março de 2019 às 12:30

Scovad/iStock -

Segundo a “psicologia das cores”, as cores ao nosso redor têm influência no nosso humor e bem-estar.  Dessa forma, a escolha de cores quentes ou frias, claras ou escuras, fortes ou suaves não deve se ater somente à função do aposento e sim em como você quer se sentir enquanto estiver nele. Confira como fazer as escolhas corretas:

A pequena tabuada de psicologia das cores:

Cores claras, como os tons claros de verde, azul, amarelo e laranja, transmitem uma sensação de amplidão. Elas geralmente nos dão a percepção de simpatia, alegria e leveza; estimulam a comunicação e, por isso, são muito recomendadas para a sala de jantar e a cozinha.

Cores escuras, como vermelho, violeta, azul e tons escuros de verde, podem dar a impressão de um lugar estreito e sombrio. No entanto, se empregadas no lugar certo, também transmitem a sensação de privacidade e aconchego.

Cores quentes, como os tons de vermelho e amarelo, aumentam a sensação de calor no ambiente. Por isso, são ótimas para aposentos voltados para o norte. Como são cores estimulantes, devem ser evitadas em ambientes destinados ao relaxamento.

Cores frias, como todos os tons de azul e verde, têm um efeito calmante. São ótimas para locais de relaxamento ou quartos, pois nos ajudam a relaxar à noite e a acordar, pela manhã, com as forças renovadas.

Os tons fortes de azul interferem na comunicação e não devem ser empregados de forma dominante em ambientes como a sala de estar ou de jantar.

Acredita-se que o vermelho estimule a agressividade, portanto não é cor própria para o quarto das crianças. Nesse ambiente, dê preferência aos tons pastel.

Na sala de jantar ou na cozinha, evite a cor cinza, pois ela pode causar uma redução no apetite.

O efeito no ambiente

Você também pode fazer o ambiente parecer maior, menor, mais alto ou baixo de acordo com a cor que você escolher. Com a opção certa, você pode ter um efeito óptico que corrigirá alguns defeitos da construção.

Ambientes muito pequenos: para que um aposento pareça maior, mantenha-o de preferência sempre com cores claras.

Ambientes muito grandes: se desejar criar aconchego, escolha cores escuras e quentes, como, por exemplo, os tons de vermelho.

Dica de economia

Quem pinta as paredes com cores claras e alegres não precisa de muita iluminação artificial e economiza na conta de luz!