5 petiscos sensacionais para o final de semana

Procurando petiscos para preparar no final de semana? Aprenda a fazer receitas fáceis e super saborosas para aproveitar os dias de folga!

Paula Vieira | 5 de Fevereiro de 2021 às 09:00

OlgaMiltsova/iStock -

Já tem planos para o final de semana? Alguns petiscos saborosos e fáceis de fazer são ótimas opções para acompanhar aquela bebida gelada e aproveitar os dias de folga no auge do verão.

Neste post, você vai aprender receitas simples e deliciosas que, sem dúvidas, farão sucesso com seus amigos e família. Confira!

Guacamole

De origem mexicana o guacamole é excelente para acompanhar tortillas (Fudio/iStock)

Uma receita de origem mexicana, leve, simples de fazer e com ingredientes fáceis de encontrar, o guacamole fica delicioso acompanhado de tortillas, como salgadinho Doritos. Ideal para comer assistindo um filminho. Veja a lista de ingredientes e o modo de preparo da receita clicando aqui.

Pizza cone

Essa receita é super simples de fazer, porque a base dela é massa de pastel. O petisco fica muito saboroso e pode ser recheado de diversas maneiras, como com um molho de frango com requeijão, estrogonofe, atum com queijo e tomate e o que mais a sua criatividade mandar. Confira.

Pizza cone de massa de pastel fica uma delícia (Reprodução/Internet)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Você vai precisar de papel alumínio para criar o molde dos cones. Faça de acordo com a quantidade de pizzas que deseja. Em seguida, coloque a massa do pastel em torno do cone de papel alumínio. Certifique-se de que o cone ficará bem fechado na ponta. Você pode usar umas gotas de água e um garfo para que a massa fique bem presa.

Passo 2: Prepare uma panela e coloque o óleo para esquentar. Com ele na temperatura ideal, coloque os cones para fritar e tire quando eles estiverem douradinhos. Em seguida, é só tirar o molde de papel alumínio e reservar o cone. Agora vamos para o recheio!

Passo 3: Pique bem o queijo e o presunto, adicione o orégano e misture. Em seguida, recheie os cones de massa de pastel. Não coloque muito recheio para que ele não escorra.

Passo 4: Coloque os cones em uma assadeira de forma que ele fique na diagonal, mas sem que o recheio possa escorrer. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos. Agora é só saborear suas pizzas cone!

Batata calabresa

Aquela batatinha calabresa temperada e apimentada clássica dos bares também pode ser facilmente preparada em casa. Veja como.

Batata calabresa é aquele petisco de boteco que todo mundo ama (lily_rochha/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Lave bem as batatas e seque com ajuda de um pano de prato ou papel toalha.

Passo 2: Em uma panela grande, adicione o azeite e o alho. Quando começar a dourar, adicione a cebola, a pimenta e o sal e misture tudo muito bem.

Passo 3: Quando a cebola estiver bem cozida, coloque o vinagre e aumente o fogo. Deixe ferver, adicione as batatas e volte a abaixar o fogo.

Passo 4: Deixe a panela com meia tampa e mexa de vez em quando, até que a batata fique al dente.

Passo 5: Deixe esfriar e guarde em potes de vidro. O ideal é servir no dia seguinte, para que a batata absorva ainda mais os temperos. Então, prepare com antecedência.

Polenta frita

Uma das maiores vantagens desse petisco é que ele sai barato e fica muito saboroso. É uma ótima pedida para acompanhar um drink geladinho. Veja como fazer.

Polenta frita pode ser acompanhada por molhos como ketchup e mostarda
(Rodrigo Moreira/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Coloque a água, o fubá, o tablete do caldo da sua preferência e o óleo. Leve ao fogo em seguida e vai misturando até engrossar.

Passo 2: Quando já estiver com uma consistência mais firme do que a de mingau, conte 5 minutos e adicione a farinha de trigo aos poucos, em pitadas. Mexa bem a massa com uma colher de pau.

Passo 3: Unte uma forma com óleo e leve a massa para a geladeira. Deixe ficar fria.

Passo 4: Com a massa já firme, corte em cubos ou tiras e passe na maisena para ficar mais sequinha. Em seguida, leve para fritar no óleo quente ou coloque para assar na airfryer até ficar dourada. Se você optar pela fritura, use um papel toalha para escorrer bem a gordura.

Queijo crocante

Queijo crocante é um pouquinho mais trabalhoso, mas fica sensacional (Ravsky/iStock)

Esse salgadinho é feito com ingredientes que normalmente você já tem na geladeira, e pode ser acompanhado por molhos, como ketchup, maionese temperada e patê de atum, por exemplo. Uma ótima opção para petiscar! Veja a receita.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Corte o queijo em cubos médios de aproximadamente 2 centímetros e separe a farinha de trigo em um recipiente e a farinha de rosca em outro, ambos com sal e páprica doce misturados.

Passo 2: Em um quarto recipiente, bata o ovo e o leite com um garfo ou batedor.

Passo 3: Vamos começar a empanar! Basta passar os cubos de queijo na farinha de trigo, em seguida, no ovo batido e, por último, empane com a farinha de rosca.

Passo 4: Leve os cubos até o congelador e deixe por 20 minutos. Em seguida, repita o processo de empanação, passando os cubos no ovo e na farinha de rosca.

Passo 5: Devolva ao congelador por mais 20 minutos.

Passo 6: Em uma panela, aqueça o óleo a 180ºC e deixe os cubos fritarem até que a casca fique crocante e o queijo derretido por dentro, o que leva em torno de 6 minutos.

Passo 7: Quando os salgadinhos estiverem dourados, retire do óleo e deixe-os escorrer em um recipiente forrado com papel toalha, para que a gordura seja bem absorvida.

Agora é hora de curtir o final de semana e testar essas receitas sensacionais de petiscos! Bom apetite.