Joelho de porco: aprenda a fazer esse clássico alemão!

Aprenda dois tipos de preparo de joelho de porco que dão água na boca. Duas receitas simples que vão agradar todo mundo.

Thaís Garcez | 9 de Abril de 2021 às 09:00

gkrphoto/iStock -

Tradicional prato da culinária alemã, o joelho de porco faz parte da história do país. Conhecido como Eisbein, ele pode ser saboreado em várias partes da Alemanha e também na Áustria e na Suíça; com poucas variações em seu preparo. Em alguns lugares o joelho de porco é grelhado, em outros cozido ou assado.

Leia também: Bisteca de porco picante com molho de tomate fácil e deliciosa

Geralmente, a carne de porco é servida com repolho ou purê de ervilhas, mas também pode vir acompanhada de chucrute ou batatas. Sem esquecer, é claro, de uma boa caneca de cerveja alemã. Para que você possa ter essa experiência aqui no Brasil, separamos duas receitas: a tradicional alemã e outra que pode ser feita na panela de pressão. O modo de preparo não é difícil, entretanto é preciso paciência, pois são necessárias muitas horas para ficar pronto.

Anote os ingredientes e escolha o melhor tipo de preparo para você.

Receita tradicional de joelho de porco

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Em uma tigela grande, coloque o joelho de porco e acrescente todos os ingredientes. Se você quiser, pode colocar outros temperos. Em seguida, despeje a água até cobrir toda a carne. Cubra o recipiente e leve para a geladeira. Deixe por 1 dia marinando.

Passo 2: No dia seguinte, coloque a carne em uma panela e use a mesma água da marinada para o cozimento. Deixe no fogo por aproximadamente 2h30, até o osso se soltar facilmente da carne. Quando chegar a esse ponto, o joelho de porco estará pronto para ser servido.

Apesar de chamar joelho de porco, esse pedaço é a parte entre o joelho e o tornozelo do porco. (Imagem: Vladimir Mironov/iStock)

Receita de joelho de porco na panela de pressão

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Em um refratário, coloque as duas peças de joelho de porco, a cebola e o alho picados. Em seguida, acrescente o tomilho, o alecrim, o azeite e o suco de limão. Faça alguns furos na carne para que os temperos penetrem bem. Por fim, coloque o sal e a pimenta-do-reino e espalhe bem todos os temperos. Depois, cubra o refratário com plástico filme ou papel alumínio e leve para a geladeira. Deixe por um dia marinando.

Passo 2: No dia seguinte, coloque a carne e os temperos na panela de pressão e acrescente água até cobrir tudo. Então, leve ao fogo e deixe por aproximadamente 40 minutos, após dar pressão.

Passo 3: Depois de passado esse tempo, transfira tudo para uma assadeira e leve ao forno em temperatura alta por até 30 minutos; ele já deve estar pré-aquecido. Porém, o joelho de porco só estará pronto quando o osso estiver soltando facilmente da carne.