Comida tailandesa: escolha frango ou camarão nestas receitas espetaculares

Que tal incluir comida tailandesa no seu dia a dia. Conheça 2 receitas tradicionais e superfáceis de fazer que você vai amar.

Thaís Garcez | 28 de Abril de 2021 às 11:00

ahirao_photo/iStock -

A culinária tailandesa é uma das mais saborosas do mundo. Com uma mistura de ingredientes únicos, oferece a quem degusta o gosto intenso das pimentas, o aroma dos temperos e a refrescância das raízes, como o gengibre. Quem experimenta a comida tailandesa não esquece dessa explosão de sabores.

Leia também: Receita de Michelada, o famoso drink mexicano com cerveja e pimenta

Para que você também tenha essa experiência, selecionamos duas receitas tradicionais da Tailândia: o Pad Thai e o Khao Pad. Apesar dos nomes diferentes, o Pad Thai é um macarrão de arroz tailandês preparado frito e o Khao Pad, uma receita deliciosa de arroz frito, recheado de ingredientes.

Além de gostosas, essas receitas são simples de preparar. Com uma boa panela wok, seu macarrão ou arroz frito ficará incrível, seja com frango ou camarão. Confira o passo a passo a seguir e leve um pouco da Tailândia para sua casa.

Receitas tradicionais de comida tailandesa

Pad Thai (macarrão tailandês frito)

O uso da panela wok faz toda a diferença no preparo dessa receita de Pad Thai. (Imagem: rez-art/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Primeiramente, é preciso limpar os camarões. Em seguida, frite-os, em um pouco de óleo, em uma panela wok. Se vocês estiver fazendo com filé de frango, tempere-os com o óleo de gergelim, mais sal e pimenta-do-reino a gosto. Depois, frite-os uniformemente na wok. Quando estiverem prontos, retire da wok e reserve.

Passo 2: Coloque o macarrão de arroz para hidratar em uma panela com 480 ml de água morna (deixe o tempo indicado na embalagem). Enquanto ele hidrata, prepare o molho. Em uma tigela pequena, misture o mel, o molho de peixe e a pasta de tamarindo (que pode ser substituída por suco de limão). Coloque um pouquinho de água para ajudar a dissolver e misture bem.

Passo 3: Em uma frigideira, faça os ovos mexidos e reserve. Em seguida, refogue na wok o alho e a cebola em um pouco de azeite. Depois, acrescente a pimenta-dedo-de-moça, o amendoim, a cenoura cortada em tiras e o tofu. Mexa para misturar os ingredientes e depois adicione os ovos mexidos e o camarão (ou frango).

Passo 4: Em seguida, coloque na mesma panela wok o macarrão de arroz e o molho. Misture bem até incorporar todos os ingredientes à massa. Para finalizar, inclua o broto de bambu e a cebolinha para dar o toque característico da comida tailandesa. Apague o fogo e já está pronto para servir.

Khao Pad (arroz tailandês)

Use o arroz preparado no dia anterior para que o resultado final seja mais delicioso. (Imagem: from_my_point_of_view/iStock)

Ingredientes:

Modo de preparo:

Passo 1: Prepare o molho misturando em um recipiente o molho de peixe, o molho de soja doce, o shoyu e o molho de ostra. Reserve. Em seguida, cozinhe a cenoura e a abobrinha até o ponto de crocância. Depois, tempere os camarões com 1 colher (sopa) de molho de peixe.

Passo 2: Em uma panela wok, refogue o alho, a cebola, o gengibre e a pimenta. Aumente o fogo e coloque os camarões para misturar com os temperos. Em seguida, insira o molho que estava reservado e os legumes cozidos. Mexa tudo e deixe os camarões cozinhando um pouco.

Passo 3: Logo depois, acrescente o arroz jasmin cozido (que já deve estar preparado no dia anterior). Mexa bem, mas faça intervalos, para que o arroz frite e caramelize também. Para isso a panela precisa estar bem quente. Para finalizar, coloque a cebolinha e o broto de bambu. Apague o fogo e sirva imediatamente sua comida tailandesa.