8 benefícios da salsinha para a saúde

Que a salsa é um excelente tempero você já sabe. Agora, confira 8 benefícios da salsinha para a sua saúde e surpreenda-se!

Paula Vieira | 10 de Maio de 2021 às 11:00

Iurii Garmash / iStock -

A salsa, que ficou popularmente conhecida na cozinha como salsinha é uma planta muito usada no preparo de alimentos. Contudo, o que pouca gente sabe é que além de ser saborosa, ela é medicinal e ajuda no tratamento de infecção urinária, pedra nos rins, prisão de ventre e retenção de líquidos.

Leia também: Descubra 10 benefícios do vinagre de maçã

Ela pode ser consumida crua, na comida, ou em sucos e chás e também é de fácil cultivo, podendo ser plantada no quintal e até mesmo em uma horta em seu apartamento. Além de ter esse verdadeiro remédio natural nas mãos, você vai ter uma linda plantinha para decorar o seu lar.

Uma das dúvidas dos amantes da salsinha é sobre o armazenamento, como ele deve ser feito para as folhas durarem mais. A dica é lavar assim que comprar e guardar na geladeira em um pote bem fechado e que esteja forrado e coberto com papel toalha. Assim, a umidade será absorvida sem murchar a planta.

Benefícios da salsinha

Que a salsinha é uma aliada da saúde você já sabe. Agora, confira 8 benefícios da salsinha para a sua saúde e surpreenda-se com o poder dessa planta medicinal.

1. Previne o câncer

A salsa possui a miricetina, um flavonoide que ajuda a prevenir o câncer de pele e o causado por hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, que são substâncias desenvolvidas quando a carne ingerida é grelhada em temperaturas altas. Além disso, a apigenina presente no vegetal ajuda a diminuir o tamanho de tumores na mama.

2. Fortalece a imunidade

A salsa é rica em vitamina C e propriedades antibacterianas. Essas substâncias são essenciais para fortalecer o sistema imunológico, ajudando o corpo a curar doenças e prevenir o surgimento de outras.

3. Melhora a saúde do coração

Por ser uma planta cheia de antioxidantes flavonas, a salsinha reduz o estresse oxidativo. Desta forma, há uma melhora na saúde cardiovascular. Além disso, ela conta com altos níveis de vitamina B e ácido fólico, que mantém o bom funcionamento das artérias. Outro benefício vem do potássio, que reduz a pressão arterial e ajuda a evitar derrames.

4. Combate a infecção urinária

A ação antibacteriana e diurética da salsinha são as principais responsáveis pelo combate à infecção urinária. Por isso, recomenda-se que a pessoa que sofre com esse problema tome o chá da planta. Isso vai acelerar o fim da infecção.

5. Previne a anemia

O ferro e o ácido fólico presentes na salsinha vão dar aquele “up” que você precisa para vencer uma anemia ou para evitar ter a doença. Ainda vale usar a salsinha com a beterraba para reforçar essa verdadeira dieta de cura.

6. Previne e ajuda no tratamento de pedras nos rins

Por ser diurética, a salsinha estimula a eliminação de líquido, o que ajuda no tratamento contra as pedras que surgem nos rins. Quanto mais urina sair, mais limpos ficarão os órgãos.

7. Controla a hipertensão

A salsinha controla a hipertensão, previne trombose, AVC e outras doenças cardíacas por ajudar a evitar a formação de coágulos no sangue e também por sua vasta quantidade de antioxidantes.

8. Previne gripes

Além da vitamina C, os antioxidantes, óleos essenciais, flavonoides, entre eles a luteolina, estão contidos na salsinha. Eles contribuem para a criação de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico, o que reduz consideravelmente as chances de uma pessoa ter gripe.

Contraindicação

Assim como os remédios têm contraindicações, a salsinha também tem. Ela não deve ser consumida por quem sofre de problemas renais graves, como insuficiência e síndrome nefróicta. Pessoas que realizaram cirurgia há menos de um mês e mulheres grávidas ou que estão amamentando dever evitar.