Conheça os benefícios do jambo para a sua saúde

Rico em vitaminas e minerais, o jambo é uma fruta que merece a sua atenção por conta dos seus benefícios para a saúde.

Ana Luiza Vasconcelos | 2 de Fevereiro de 2021 às 10:00

Margolana/iStock -

O jambo é uma fruta que nasce no jambeiro e pertence à mesma família de espécies de árvores que também incluem a goiabeira, a pitangueira e o eucalipto. Na realidade, a planta é natural do continente asiático, mas aqui no Brasil é mais comumente encontrada no norte do país. A fruta, embora pouco consumida no Brasil, possui diversos benefícios para a saúde. Veja alguns deles abaixo!

Quais os benefícios do jambo para a saúde?

1. Fortalece os ossos e melhora a saúde da pele

O jambo é rico em diversas propriedades e vitaminas que trazem muitos benefícios à saúde. Ele é rico em vitamina A, que ajuda no fortalecimento de ossos e dentes, além de melhorar a saúde da pele.

1. Melhora o sistema nervoso e ajuda a desenvolver a musculatura

O jambo também tem as vitaminas B1 e B2 que são responsáveis por prevenir doenças cardiovasculares, melhoram o funcionamento do sistema nervoso e ajuda a desenvolver a musculatura, além de dar energia ao corpo.

2. Combate a anemia

A fruta é fonte de ferro e de fósforo. O fósforo auxilia na formação de ossos e dentes e, consequentemente, ajudando quem sofre de osteoporose combinando com os benefícios da vitamina A. Além disso, ele também ajuda na metabolização do carboidrato, fornecendo energia para o corpo. Já o ferro ajuda a formar hemoglobina e é ótimo para combater a anemia. Um benefício extra da fruta é que junto à vitamina C, o ferro é melhor absorvido pelo organismo.

3. Fortalece o sistema imunológico e retarda o envelhecimento celular

Devido à riqueza de vitamina C, o jambo é rico em antioxidantes, combatendo os radicais livres que são moléculas tóxicas que impedem o bom funcionamento do corpo. Impedindo a oxidação das células e o envelhecimento. Os radicais livres também são responsáveis pelo câncer, portanto a fruta também é ótima para a prevenção do mesmo. Os antioxidantes também melhoram o sistema imunológico.

4. Tem atividade antimicrobiana

A fruta é muito utilizada na África Subsaariana para tratar de doenças infecciosas. Os extratos aquosos da casca do jambo já foram testados em laboratório e tiveram ação comprovada contra alguns microrganismos.

5. Estimula a eliminação de líquidos

O efeito diurético da fruta é perfeito para ajudar nos problemas de retenção de líquido, estimulando a eliminação de líquidos do corpo e reduz aquele efeito de inchaço no corpo.

Suco de Jambo

Ingredientes

Modo de preparo

Depois de lavar as frutas e retirar todas as suas sementes, corte-as e adicione-as com casca e tudo no liquidificador. Adicione a água e o açúcar (ou mel se preferir). Uma ideia é adoçar depois de pronto para não errar na medida do doce.