Conheça 6 alimentos que fortalecem os ossos

Ingerir nutrientes corretamente é essencial para evitar doenças como a osteoporose. Confira 6 alimentos que fortalecem os ossos!

Redação | 27 de Setembro de 2018 às 16:00

IgorDutina/iStock -

Quando todos pensam em uma dieta saudável para fortalecer os ossos, os primeiros alimentos que vêm à mente são os laticínios. No entanto, tanto na geladeira quanto na despensa há muitos outros alimentos que fortalecem os ossos e mantêm a osteoporose longe.

A verdade é que, para manter os ossos saudáveis e fortes, é preciso fornecer a eles uma mistura de nutrientes adequada para a sua idade. Isso porque os ossos são estruturas vivas e em constante desenvolvimento. Se não fosse assim, um osso quebrado nunca se recuperaria. Além disso, para evitar o aparecimento da osteoporose e outros problemas relacionados aos ossos, é fundamental manter uma rotina de exercícios físicos para aprimorar o equilíbrio e fortalecer os músculos.

Confira a lista dos 6 alimentos que fortalecem os ossos e a saúde em geral:

Ameixa-preta

Segundo um estudo, mulheres na pós-menopausa que comeram 10 ameixas-pretas por dia apresentaram densidade mineral óssea significativamente mais alta do que a do grupo de controle, que comeu maçãs desidratadas. Acredita-se que as substâncias presentes na ameixa-preta evitem o colapso do osso.

Vegetais verdes

Couve, brócolis e couve-galega são ricos em cálcio. Uma xícara de couve-galega cozida contém quase 200 mg de cálcio, o que equivale a um quarto da necessidade diária desse mineral.

Amêndoas

Além de deliciosas, apenas 26 g de amêndoas fornecem 60 mg de cálcio. Coma-as como petisco ou acostume-se a adicioná-las a saladas, cereais ou pratos refogados.

Óleos de sementes

Alguns dos óleos de sementes mais conhecidos são os de canola, linhaça e gergelim. Eles são ricos em ácidos graxos ômega-3, que parecem aumentar a absorção de cálcio pelo organismo, reduzir a quantidade desse mineral que é perdida na urina, fortalecer os ossos e ainda aumentar o crescimento ósseo.

Soja

natto, pasta de soja muito consumida pelos japoneses, está entre as fontes mais ricas de vitamina K2. Esse é o tipo de vitamina K mais associado à saúde dos ossos. Outras fontes dessa vitamina incluem queijos curados ou fermentados, ovos e algumas carnes.

Sardinha

A sardinha em lata pode aumentar a ingestão de cálcio, o que ajuda a fortalecer os ossos. O motivo? O processo de conservação em lata amolece os ossos do peixe, facilitando a absorção de cálcio.