Tropeços e quedas sem sentido podem significar mais do que uma falta de jeito ou distração. O desequilíbrio constante pode alertar para a falta de exercícios que promovem o fortalecimento da musculatura e diminuem o risco de torções e até mesmo fraturas. Assim, exercícios para melhorar o equilíbrio são fundamentais para previnir acidentes e complicações decorrentes, principalmente em pessoas da terceira idade.

Na verdade, não importa o tipo – caminhada ou treino de resistência –, qualquer exercício ajuda a ter estabilidade. Uma atividade física muito elogiada por melhorar o equilíbrio é a antiga arte marcial chinesa do tai chi. Ioga, dança, caminhada e alongamento também melhoram o equilíbrio, assim como esportes que enfatizam o movimento de um lado a outro, como tênis e futebol. Além disso, também é possível melhorar o equilíbrio com exercícios feitos em casa, inclusive enquanto você assiste à televisão. Confira:

Exercícios para melhorar o equilíbrio em casa

Bola de exercícios

Ela é ideal para fortalecer partes do corpo e, assim, prevenir quedas. Além disso, melhora o equilíbrio. Sente-se em uma bola, pés no chão, paralelos na largura dos quadris. Então, faça os exercícios seguintes.

Bambolê

Imagine que você está balançando uma taça de champanhe na cabeça enquanto desloca os quadris em um movimento circular, como se estivesse girando um bambolê. Tente não mexer a parte superior do corpo. Repita o exercício cinco vezes em cada direção.

Elevação dos pés

Levante devagar um pé, deixando o outro no chão. Tente manter o equilíbrio contraindo a parte central do corpo (abdome, tórax e costas). Conte até 3. Com cuidado, leve o pé de volta ao chão e levante o outro. Repita o exercício dez vezes de cada lado. Conforme melhorar o equilíbrio, aumente o tempo que cada pé permanece levantado.

Elevação dos joelhos

Sentado, contraia a parte central do corpo e tente levantar os joelhos juntos sem cair para trás. No início, você deve tentar levantar um joelho por vez até o equilíbrio melhorar. Repita o exercício cinco vezes com cada joelho, dez vezes se estiver levantando os dois.