Como limpar prata: conheça as melhores dicas caseiras

Aprenda como limpar prata de forma fácil com dicas caseiras simples e deixe os seus objetos de prata brilhantes e conservados.

Redação | 14 de Junho de 2022 às 19:30

Santje09/iStock -

Você sabia que existem formas simples de você recuperar os seus talheres, bandejas ou mesmo joias de prata que estão escurecidas ou manchadas? O escurecimento de objetos feitos com esse material é um processo natural; ele acontece com o tempo e também por causa do contato com a água, suor e produtos químicos. Se você tem algum item de prata que ficou escuro e você não sabe o que fazer, não se preocupe! Aqui, vamos ensinar dicas caseiras de como limpar prata e devolver o brilho às peças!

Dicas de como limpar prata

Aprenda a limpar objetos de prata em casa com dicas simples. (Imagem: Santje09/iStock)

Diversos objetos podem ser feitos de prata, como bandejas, talheres, brincos, alianças, correntes, pulseiras e relógios. O escurecimento desses materiais ocorre devido a uma reação química natural que ocorre quando a prata tem algum tipo de interação com o enxofre, que pode vir da poluição ou do suor, criando o sulfeto de prata e escurecendo a superfície.

Leia também: Bicarbonato de sódio: 15 usos incomuns no dia a dia

A cor resultante do escurecimento da prata pode variar bastante: ela vai do amarelo esverdeado ao preto. Embora você possa tentar limpar os objetos escurecidos com polimento, além de tempo, demanda força e ainda pode arranhar a prata.

Para você que quer saber como limpar prata sem danificar seus objetos, veja a seguir as nossas dicas simples e muito práticas para deixar os seus objetos de prata reluzentes.

1. Como limpar prata com bicarbonato de sódio na panela

(Imagem: KrimKate/iStock)

Este método é muito útil para peças de tamanho médio, que possam ser molhadas por completo e que caibam em uma panela. Se você não tiver uma panela que comporte o seu objeto de prata inteiro, umedeça um pano com a mistura que vamos ensinar abaixo e limpe-o, lavando em água corrente em seguida.

O que você vai precisar

Passo a passo

  1. Em uma panela, misture 500 ml de água com 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. Coloque os objetos de prata na panela e ligue o fogo.
  2. Quando começar a ferver, desligue o fogo e deixe de molho até que a água fique morna.
  3. Depois, é só enxaguar os itens com água e deixá-los secar.

2. Como limpar prata com sabão de coco

Assim como nas dicas acima, você irá precisar de produtos simples e que já tem em casa. Essa dica de limpeza é perfeita para limpar brincos, colares e pulseiras.

O que você vai precisar

Passo a passo

  1. Aqueça a água com um pouco de sabão de coco, misturando sempre para o sabão não grudar no fundo. Assim que começar a ferver, desligue o fogo.
  2. Acrescente os objetos de prata e deixe de molho por 15 minutos.
  3. Em seguida, enxágue as peças em água corrente e seque-as bem.

3. Como limpar prata com bicarbonato e papel-alumínio

(Imagem: Stanislav Sablin/iStock)

Essa é outra dica muito simples para quem tem dúvidas sobre como limpar prata. A mistura de água e bicarbonato de sódio com o papel-alumínio é uma dica certeira e que toma pouquíssimo tempo.

O que você vai precisar

Passo a passo

  1. Em um recipiente, coloque um pedaço de papel-alumínio e despeje a água fervendo e o bicarbonato de sódio.
  2. Em seguida, coloque os objetos de prata e deixe de molho por meia hora.
  3. Retire os objetos, lave-os e seque bem.

Como deixar os objetos de prata brilhando

(Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock)

Caso você precise usar a peça imediatamente e note que ela já não está tão brilhosa, mas ainda não está escura, essa dica é a escolha certa! Você não terá que comprar produtos caros de polimento e usará apenas alguns produtos que você com certeza tem em casa.

Esse método de limpeza de prata pode ser usado tanto em objetos grandes, como bandejas e vasos, quanto em objetos menores, como joias e talheres.

O que você vai precisar

Passo a passo

  1. Para deixar as peças de prata brilhando, passe delicadamente a pasta de dente por todo o objeto com a ajuda de uma esponja ou escova macia.
  2. Em seguida, lave em água corrente, seque bem e use uma flanela para polir.

Como polir objetos de prata com casca de banana

A casca de banana além de render receitas maravilhosas também pode ser usada no polimento da prataria caso você não tenha uma flanela. Basta seguir o processo de polimento de costume, mas utilizando a parte interna da casca da banana ao invés do tecido. Os resultados são surpreendentes!

Dicas de como conservar melhor os objetos de prata

No dia a dia, depois que usar objetos de prata como bandejas e talheres, lave-os com detergente neutro e água quente. Eles devem ser secos com um pano macio logo após a lavagem.

Se você tiver acessórios de prata, como anéis, cordões e pulseiras, é importante ter cuidado também.

Gostou de conferir as dicas? Em nosso site você encontra mais dicas incríveis de limpeza, conservação e organização. Assine a nossa newsletter e siga a gente nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!