6 maneiras criativas de manter a casa arrumada

Manter a casa arrumada pode ser mais fácil do que você pensa. Confira 6 dicas que irão lhe ajudar a manter a sua casa arrumada e organizada o tempo todo.

Redação | 2 de Julho de 2018 às 20:00

KatarzynaBialasiewicz/iStock -

Você passa horas procurando o controle remoto (que pode estar tanto embaixo das almofadas do sofá quanto no cesto de escovas do banheiro)? Na hora de arrumar as roupas espalhadas pelo quarto nunca sabe quais estão limpas ou sujas? Leva objetos de um cômodo para o outro e depois esquece de devolver? Sabemos que manter a casa arrumada – ainda mais quando a dividimos com várias outras pessoas, com horários, hábitos e rotinas diferentes – é uma tarefa que pode se tornar muito complicada e até um motivo para brigas.

Mas como deixar a casa arrumada?

As dicas abaixo podem ajudar a manter sua casa um pouquinho mais em ordem e, cá entre nós, não dão assim tanto trabalho. Veja só:

1 – Use o truque do cesto

Coloque um cesto ou engradado decorativo dentro ou perto do cômodo mais entulhado da casa – em geral a cozinha ou a sala. Coloque objetos que pertençam a outras partes da casa no cesto. Sempre que você deixar o cômodo, tire um objeto do cesto e leve-o de volta ao local de origem.

2 – Livre-se do que não usa mais

Uma das formas de manter a sua casa arrumada é diminuir a quantidade de coisas que você não usa mais. Nós já fizemos um post mais detalhado dando dicas do que guardar e do que se livrar, confira clicando aqui.

3 – Classifique objetos soltos 

Qualquer objeto do qual você tenha mais do que quatro exige um recipiente próprio. Bons exemplos são pilhas e botões. Reutilize latas de doces, recipientes de sorvete e vidros com tampas. Etiquete e guarde objetos de uso similar juntos num armário.

Veja também: Deixe sua vida mais verde diminuindo resíduos

4 – Tenha três cestos de roupa suja 

Um cesto para roupas brancas, um cesto para coloridas e outro para roupas lavadas à mão. Jogue a roupa suja no cesto apropriado e não perca mais tempo separando tudo.

Leia também: 10 truques para ganhar espaço para roupas

5 – Providencie um “lar” para tudo 

Não consegue encontrar o controle remoto? Vai conseguir se o mantiver num pequeno cesto, prato de porcelana ou tigela. Isso porque dar um “lar” para determinado objeto significa saber onde encontrá-lo e para onde devolvê-lo após o uso. Canetas, blocos e tesouras também podem ter lugar cativo. Faça disso um hábito e você encontrará tudo muito mais rápido – evitará entulhar os tampos de mesas e áreas de trabalho, e ajudará a manter sua casa arrumada.

6 – Encaixote os brinquedos das crianças 

Coloque caixotes sobre rodas e, ao fim do dia, ponha os brinquedos e a bagulhada dentro deles e empurre para trás do sofá. Use caixotes de plástico transparente para ver o que há dentro. Se não encontrar um, cole fotos do conteúdo na tampa para que seu filho consiga saber o que fica guardado onde.

Não deixe conferir também 8 ideias para organizar o seu banheiro!