8 dicas para fazer o perfume durar mais na pele

Se o seu perfume sai em minutos, confira essas dicas que com certeza vão fazer ele durar mais!

Laura Oliveira | 7 de Março de 2023 às 11:35

- PeopleImages/iStock

A maioria das pessoas já teve a experiência de se impressionar com um aroma delicioso vindo do perfume de alguém! Outra coisa que também acontece bastante é borrifar aquela fragrância que você ama e, depois de alguns minutos, já não sentir mais nada. 

Mas sem frustração por aqui, pois existem algumas maneiras de mudar isso. Se você quer ser uma daquelas pessoas que recebe olhares de admiração e elogios por estar sempre tão cheirosa, confira essas dicas que vão te ajudar a fixar o perfume na pele por mais tempo! 

Leia também: Pessoas gastam 1/6 da vida cuidando da aparência, diz estudo

1. Hidrate bem o corpo

Para manter o cheiro do perfume por mais tempo, um dos passos mais importantes é hidratar o corpo antes de usá-lo. A pele oleosa facilita a fixação do perfume e retém a fragrância por mais tempo do que uma pele seca. Você pode optar por um hidratante da mesma linha que o perfume ou sem odor. 

2. Espalhe em outros lugares

É famoso o truque de aplicar um pouquinho do perfume na roupa. Essa maneira simplificada de tentar manter o perfume durando por mais tempo pode realmente ajudar pois, mesmo que a fragrância saia da pele, ela ainda estará presente - mesmo que apenas um pouco - na roupa usada.

3. Não esfregue o produto

Ao esfregar o perfume no corpo, o atrito faz com que as moléculas aromáticas se dissipem com mais facilidade e, assim, reduzam a fixação do produto. Sem esfregar na aplicação, o perfume irá durar mais tempo na sua pele e não desapareça. 

4. Armazene o perfume em locais arejados

Muitas pessoas armazenam o perfume em locais úmidos, como o banheiro. Porém, essa não é uma boa ideia. É um cômodo onde muito calor é gerado, por conta do aquecimento do chuveiro.

Por isso, opte por guardar os frascos no guarda-roupa ou em uma gaveta que não tenha tanto uso, mantendo-os protegidos. Não esqueça também de guardar a caixinha original dos perfumes, para que eles sejam bem conservados.

5. Aplique nos locais certos

No corpo, existem alguns lugares específicos que ajudam a "segurar" o perfume: os pontos pulsantes. No geral, são pontos mais quentes e que contam com maior fluxo sanguíneo, como pulso, atrás das orelhas, pescoço, nuca, tornozelos, dobras dos cotovelos e atrás dos joelhos.

Esses locais são os recomendados para borrifar o produto, pois o calor da pele contribui para a liberação do aroma. Portanto, aproveite essas regiões para fazer com que seu perfume dure mais!

6. Misture o perfume

Outro truque famoso é misturar o perfume a um hidratante sem odor e espalhar pelo corpo. A consistência cremosa do hidratante é mais duradoura na pele e pode fazer com que o cheiro do seu aroma dure por horas. Além disso, é uma boa maneira de economizar os perfumes! 

7. Prefira frascos menores

É comum que frascos grandes sejam prejudiciais ao aroma do perfume. Com o uso frequente, o oxigênio acaba ocupando mais espaço no frasco e contribui para a decomposição das moléculas e compostos aromáticos, alterando a composição do perfume.

Caso você possua apego à embalagem maior, pode dividir o perfume em outros frascos menores para uma melhor conservação do produto. 

8. Conheça seu perfume

Perfumes são cosméticos múltiplos e com composições diferentes. Por exemplo, os perfumes do tipo "Eau de Parfum" possuem uma intensidade maior e fixam melhor do que os "Eau de Toilettes", que são mais leves. Porém, seguindo as dicas dessa matéria, os dois estarão bem fixados na pele!


E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

beleza dicas cosméticos perfume

Leia também

Pessoas gastam 1/6 da vida cuidando da aparência, diz estudo

Como cuidar da pele do corpo com 8 receitas caseiras

Clean Girl Aesthetic: conheça a tendência de beleza do TikTok que está bombando

6 dicas para hidratar lábios ressecados

Protetor solar com cor: como escolher e quais os benefícios

Alfazema: quem poderia imaginar que um remédio cheirasse tão bem?