7 coisas a que você deve ficar atento antes de aproveitar as promoções

Está querendo aproveitar as promoções da Black Friday? Veja algumas dicas para não cair nas armadilhas e ainda assim aproveitar as ofertas.

Redação | 9 de Novembro de 2020 às 20:00

Sitthiphong/iStock -

Novembro chegou e com ele as promoções da Black Friday e de Natal começam a aparecer nas lojas. No entanto, essa época do ano não é marcada apenas pelas promoções, é marcada também por golpes e pelo endividamento das famílias que acabam caindo em armadilhas.

Por isso é importante ficar atento para não comprometer as finanças diante de tantas promoções. Veja abaixo 7 dicas que irão ajudá-lo a não cair em armadilhas.

Leia também: 10 dicas simples para não cair nas armadilhas dos criminosos virtuais

1. Avalie se você realmente quer o produto

Muitas pessoas acabam comprando produtos que não precisam ou não querem tanto apenas por ele estar em promoção. Sempre que você ver um produto em promoção tente reprimir aquele primeiro impulso de compra. Avalie se você realmente quer aquele produto e pode pagar por ele ou se está apenas sendo influenciado a realizar uma compra por impulso.

2. Faça uma wishlist (lista dos desejos)

Imagem: tomertu/iStock

A melhor forma de se evitar uma compra por impulso é elaborando uma lista das coisas que você pretende comprar. Essa dica vale tanto para compras maiores quanto para os produtos que você vai comprar para a Ceia de Natal. Diversos estudos apontam que pessoas que planejam previamente o que vão comprar são menos propensas a realizarem compras por impulso. A lista o ajudará a se concentrar nas promoções dos produtos que você realmente quer ao invés de cair em armadilhas.

3. Use comparativo de preços

Muitas lojas anunciam descontos nessa época do ano. Entretanto, as ofertas podem ser diferentes de loja para loja. Por isso, a regra de ouro é: pesquise o melhor preço. Para encontrar a melhor oferta você pode contar com sites comparadores de preço como o Buscapé, Zoom, Google Shopping, e até mesmo plugins para o seu navegador como o Escolha Segura, por exemplo.

4. Pesquise a reputação da loja ou site

Antes de aproveitar uma promoção é importante pesquisar a reputação da loja nas redes sociais e nos sites especializados em reclamações, como o Reclame Aqui. Essa é uma ótima forma de evitar comprar gato por lebre.

5. Observe o valor do frete e a descrição do produto

Imagem: Tevarak/iStock

Uma forma muito comum de os vendedores tentarem passar a perna nos consumidores é dar um desconto no produto, mas aumentar o valor do frete. Por isso, fique atento não só no valor dos produtos, observe também o frete.

Também é importante ler bem a descrição dos produtos antes de adquiri-los. Algumas lojas podem estar vendendo produtos de mostruário ou o eletrodoméstico em promoção pode ser de uma voltagem diferente da voltagem da sua região, por exemplo.

6. Observe as condições de troca e devolução

É comum algumas lojas mudarem as políticas de troca e devolução durante promoções e liquidações. Por isso, é sempre importante prestar atenção às regras e tirar dúvidas com o atendente da loja. Para evitar dor de cabeça, somente realize a compra se tiver certeza que sua compra está protegida.

7. Controle seu impulso e não gaste mais do que pode

Segundo uma pesquisa realizada em 2019 pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais do Brasil, três em cada dez (26%) consumidores que fazem compras no final do ano admitem gastar mais do que podem.

Comprar por impulso e gastar mais do que pode é uma das maiores armadilhas dessas promoções no final do ano. Fique atento para não perder o controle. Mesmo que o produto esteja com 80% de desconto, você só deve comprá-lo se puder pagar os 20% restantes.